Anúncio de lockdown causa "corrida" aos supermercados de Ribeirão Preto
Moradores fazem filas nos supermercados de Ribeirão Preto

Anúncio de lockdown causa "corrida" aos supermercados de Ribeirão Preto

Filas são formadas em vários estabelecimentos no início da tarde desta terça-feira, 16; supermercados poderão funcionar até 22h hoje

*Matéria atualizada às 18h15 para inclusão de nota da Associação Paulista de Supermercados (APAS)

Consumidores de Ribeirão Preto formam filas em supermercados na tarde desta terça-feira, 16, logo após o anúncio de lockdown na cidade, a partir dessa quarta, 17. Esses estabelecimentos terão de ficar fechados para atendimento ao público por cinco dias, até o domingo, 21, mas poderão funcionar com 30% da capacidade para prestar o serviço de entrega aos clientes. 

Na Avenida Maurílio Biagi, houve congestionamento por conta do grande fluxo de carros que entravam em um supermercado. O estacionamento estava lotado por volta das 14h. O pronunciamento do Prefeito Duarte Nogueira terminou por volta das 12h15. Como havia ocorrido um acidente de trânsito na avenida, na última noite, segundo a Transerp, o trânsito na região ficou ainda mais complicado. "Uma equipe de Agentes Civis de Trânsito está no local para monitorar a interdição e controlar o fluxo de veículos. A orientação é que os condutores redobrem a atenção e diminuam a velocidade a fim de se evitar acidentes", diz a nota da Transerp.

Outro supermercado da mesma rede, no Shopping Iguatemi, também registrou filas, segundo imagens compartilhadas por moradores nas redes sociais. Por meio de nota, o Shopping Center Iguatemi Ribeirão Preto informou que a organização de acesso aos serviços essenciais do empreendimento está sendo feita de acordo com as determinações do decreto municipal. "O empreendimento reforça ainda que segue adotando todos os protocolos de saúde e proteção que incluem controle de entrada, distanciamento mínimo de dois metros, uso obrigatório de máscaras, aferição de temperatura, tapetes sanitizantes para a desinfecção dos solados de calçados nas entradas, reforço das rotinas de limpeza e álcool em gel à disposição", concluiu a nota.

Redes de "atacarejo" também registram forte movimentação de clientes em Ribeirão Preto nesta tarde. Em uma loja, na Avenida Castelo Branco, consumidores compartilharam fotos e vídeos de consumidores na fila para pagamento.

Segundo o secretário de Governo, Antônio Daas Abboud, excepcionalmente nesta terça, 16, os mercados de Ribeirão Preto poderão ficar abertos até as 22h por conta da grande demanda de clientes, já prevista pela prefeitura nesta véspera de lockdown. 

Por meio de nota, a A Associação Paulista de Supermercados (APAS) manifestou  preocupação com as medidas restritivas de lockdowns em serviços essenciais adotadas por alguns municípios do Estado de São Paulo, como em Ribeirão Preto. "Em meio à maior crise sanitária da nossa época, é totalmente desarrazoado que prefeitos dificultem o abastecimento da população ou decidam quais itens são essenciais para as pessoas. Fechar os supermercados torna ainda mais complicado o delicado momento que a nossa sociedade atravessa e faz iminente o agravamento do delicado quadro de vulnerabilidade social que existe em nosso país, o que pode transformar o Brasil no palco de uma devastadora tragédia humanitária", diz a nota.

A entidade diz que também não se pode ignorar que uma parcela considerável da população tem dificuldades em realizar pedidos por delivery, "e uma parcela ainda maior sequer possui recursos financeiros para estocar itens de primeira necessidade por um longo período. Além do mais, é temeroso imaginar que os supermercados conseguem atender toda a população de uma cidade, qualquer cidade, por delivery."

Carros lotaram estacionamento de supermercado na Avenida Maurilio Biagi / Foto: Luan Porto

Confira alguns dos serviços que estão proibidos de abrir para a população até domingo, 21

- Supermercados

- Escolas

- Estabelecimentos de estética

- Academias

- Clubes

- Praças 

- Bancos

- Transporte coletivo e transporte de mercadorias de outros municípios


 

Leia mais

Prefeitura decreta lockdown em Ribeirão Preto a partir dessa quarta-feira, 17

Confira como ficam as regras do Lockdown em Ribeirão Preto


Imagem: Reprodução Redes Sociais e Luan Porto

Galeria de imagens

Compartilhar: