Anvisa aprova venda do medicamento contra a Covid-19 em farmácias

Anvisa aprova venda do medicamento contra a Covid-19 em farmácias

O Lagevrio, utilizado no tratamento da Covid-19, teve seu uso emergencial aprovado no Brasil em 4 de maio deste ano

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, em circuito deliberativo realizado nessa quinta-feira, 22,  a venda do medicamento Lagevrio (molnupiravir), utilizado para o tratamento da Covid-19. O Lagevrio poderá ser vendido em farmácias e hospitais particulares do país. 

 

A decisão autoriza o fornecimento do medicamento para o mercado privado, com a rotulagem em inglês, porém com a entrega aos pacientes de bula e folheto informativo em português abordando as informações referentes à gravidez e lactação, juntamente com cada frasco de molnupiravir.

 

Além disso, a bula em português deverá ser disponibilizada no site institucional da MSD Brasil e no site global da empresa. Também será possível escanear o código QR disponível no rótulo do produto que direcionará o usuário para o site global da empresa, para acesso às bulas.  

 

A venda em farmácias deve ser realizada sob retenção de receita pelo farmacêutico. Uma via da Receita de Controle Especial deve ficar retida no estabelecimento. O farmacêutico dará as orientações ao paciente sobre o uso correto do medicamento. 

 

A aprovação levou em consideração a venda do medicamento ao mercado privado em outros países que tenham obtido a aprovação do medicamento por autoridades internacionais de referência, como Estados Unidos, Japão e Reino Unido. A medida também considerou o cenário epidemiológico atual, em que se observa a circulação de novas subvariantes da Ômicron e o aumento de casos da doença no país. 

 

 

 


Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Compartilhar: