Bahia registra primeiro caso do novo coronavírus
Primeiro caso do novo coronavírus foi confirmado na Bahia

Bahia registra primeiro caso do novo coronavírus

País tem agora nove casos confirmados e um caso aguardando contraprova; em Ribeirão três casos foram descartados e oito são investigados

O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) confirmaram, na manhã desta sexta-feira, 6, o primeiro caso importado do novo coronavírus (covid-19) no estado.

Trata-se de uma mulher, de 34 anos, que mora em Feira de Santana e retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma.

A paciente encontra-se em casa, na cidade de Feira de Santana, assintomática, com orientação de permanecer em isolamento. O monitoramento é realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a vigilância municipal de Feira de Santana.

Exame

O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, sendo enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído hoje.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, medidas de contenção para evitar mais contaminações estão sendo tomadas.

“Trata-se de um caso importado. A paciente contaminou-se na Europa e veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Isso é diferente de haver uma contaminação interna no estado e, portanto, todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste”, afirma o secretário.

Balanço no país

Com a confirmação do caso na Bahia, o país soma agora nove casos de covid-19, sendo seis em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo, além do caso confirmado em Feira de Santana.

Além disso, existe um caso confirmado no Distrito Federal, após exame feito por um laboratório particular. O ministério ainda aguarda a contraprova, realizada por uma instituição credenciada pelo Ministério da Saúde para realizar o exame, para confirmar oficialmente. Trata-se de uma mulher, de 53 anos, que viajou pela Inglaterra e Suíça.

Ribeirão Preto

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Ribeirão tem três casos de covid-19 descartados.

Ainda segundo a atualização da secretaria, outros oito casos suspeitos estão em investigação na cidade, aguardando o resultado dos exames. A secretaria não informou detalhes sobre os pacientes que tiveram os resultados de exames concluídos. Também não divulgou informações sobre os outro oito casos que estão sendo investigados.

Casos suspeitos de coronavírus em Ribeirão Preto:

Casos já descartados: 3

Casos em investigação: 8


Foto: Agência Brasil

Compartilhar: