Cadastro para vacinação contra a Covid-19 em Serrana já está aberto

Cadastro para vacinação contra a Covid-19 em Serrana já está aberto

A cidade foi escolhida para participar de um estudo de imunização em massa do Butantan, que analisará os efeitos da CoronaVac

Começou nesta quinta-feira, 11, o cadastro dos moradores que receberão a vacinação contra a Covid-19 em Serrana. O município foi escolhido pelo Instituto Butantan para participar de estudo sobre a eficácia da CoronaVac. A cidade, que fica na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, será a primeira do Brasil que imunizará em massa a população acima dos 18 anos.

LEIA MAIS: Serrana participará de estudo de vacinação em massa do Butantan

O objetivo é imunizar 30 mil voluntários entre os 45.644 habitantes da cidade. Segundo o Butatan, os lotes das vacinas são exclusivos para o estudo e não irão interferir na distribuição da vacina para as outras cidades.

Podem se cadastrar os moradores com mais de 18 anos, exceto gestantes, lactantes e pessoas que tiveram febre nas últimas 72 horas antes da vacinação. Além disso, os idosos devem optar em participar do projeto ou seguir o calendário do Plano Nacional de Imunização.

O cadastro poderá ser feito nesta quinta-feira, 11, e na sexta-feira, 12, das 14h às 20h30, e no sábado, 13, e domingo, 14, das 8h às 15h30, nos lugares listados abaixo:

Escola Jardim das Rosas: Rua Joaquim Santos, 890

Escola Neusa Maria do Bem: Rua Benedito, 87, Jardim das Rosas II

Escola Dilce Jorge Gonçalves Netto França: Rua Jorge L. Registro, 176, Jardim Mariana

Escola Edésio Monteiro de Oliveira: Rua Roraima, 92, Jardim Bela Vista

Escola Paulo Sérgio Betarello: Rua Santos Cruz, 1801, Jardim Cristina

Escola Maria Celina Walter de Assis: Rua Antônio Honório Ribeiro, 895, Centro

Escola Deputado José Costa: Rua dos Estudantes, 180, Centro

Escola Jardim Dom Pedro I: Avenida Arsênio R. Martins, 151, Jardim Dom Pedro I

Durante o cadastro, é importante que o morador esteja com o documento de identificação e comprovante de residência em seu nome. Após realizar o cadastro, ele deverá procurar as unidades básicas de saúde, a Prefeitura, o Serviço Social ou as escolas acima para receber as demais informações.

Início da vacinação em massa

No município, a vacinação da população ocorrerá em etapas. Para organizar o estudo, a cidade foi dividida em quatro regiões, que foram separadas por cores. Cada uma delas conta com a data de campanha:

1ª região (verde): de 17 a 20 de fevereiro;

2ª região (amarelo): de 24 a 27 de fevereiro;

3ª região (cinza): de 3 a 6 de março;

4ª região (azul): de 10 a 13 de março.

A segunda dose começará a ser aplicada entre o 21º e o 30º dia após a primeira.

Por que Serrana?

O que chamou atenção dos pesquisadores e os levaram a decidir que Serrana teria vacinação em massa, foi o fato de um inquérito sorológico realizado pela cidade a fim de saber a prevalência do coronavírus na população. O resultado estimou que 10,6% dos 160 voluntários haviam sido infectados e 2,5% estavam com a doença ativa, podendo transmitir para outras pessoas.

Além do mais, Serrana é próxima a Ribeirão Preto, que possui importante polo de saúde do país.


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: