Calendário de vacinação contra a Covid-19 é alterado em Ribeirão Preto e novas datas serão divulgadas gradualmente

Calendário de vacinação contra a Covid-19 é alterado em Ribeirão Preto e novas datas serão divulgadas gradualmente

Prefeitura diz que vai seguir determinação do estado e que conforme doses forem entregues, datas serão estipuladas; na segunda-feira, 8, começam a ser vacinadas pessoas acima de 90 anos

O calendário municipal de vacinação contra a Covid-19 em Ribeirão Preto foi alterado e as novas datas de imunização serão divulgadas conforme o município receber mais doses das vacinas. Inicialmente, a programação é vacinar, a partir de segunda-feira, 8, idosos na faixa dos 90 anos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Por meio de nota, a secretaria municipal disse que vai seguir o calendário do estado. Por conta da distribuição gradual do imunizante, as datas de vacinação divulgadas em janeiro foram alteradas.

No calendário inicial divulgado em entrevista coletiva pela Prefeitura de Ribeirão Preto, no dia 8 de janeiro, estava previsto que na próxima segunda-feira, 8 de fevereiro, começaria a vacinação dos idosos acima de 75 anos. Mesma data que havia sido estipulada pelo estado.

Mudança nas datas

Com a alteração do plano de imunização, as datas iniciais divulgadas não mais válidas, o que fez a Secretaria Estadual de Saúde publicar, nessa segunda-feira, 1º, um alerta sobre uma mensagem que vem sendo compartilhada no WhatsApp, que traz esse primeiro calendário.

“É falsa a mensagem que mostra o cronograma de vacinação do estado de São Paulo. As únicas datas confirmadas pelo Governo de SP são para os maiores de 85 anos. A partir do dia 8 de fevereiro, o estado de São Paulo começa a vacinar idosos acima de 90 anos de idade. Em 15 de fevereiro chega a vez de imunizar as pessoas que têm entre 85 e 90 anos. Os dois grupos se juntam aos outros prioritários que já vinham sendo imunizados desde 17 de janeiro: profissionais da saúde, indígenas, quilombolas, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência (ILPIs)”, diz o comunicado do estado.

Algumas datas da mensagem falsa coincidem o primeiro cronograma. Mas, governador João Doria (PSDB) anunciou, na sexta-feira, 29, que São Paulo seguirá as datas estabelecidas pelo Ministério da Saúde

Outro equívoco é a vacinação para as crianças. Essas informações são incorretas e dados antigos com cronograma até para faixas etárias de “0 a 28 anos”. Como a vacina ainda não foi testada em menores de idade, não há possibilidade de um cronograma atual para esse grupo, informou o estado.

Doses para Ribeirão

A quantidade de doses de vacina contra a Covid-19 que Ribeirão Preto receberá, e nem a data, estão definidas. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde disse que aguarda a manifestação do governo do estado.

Ainda segundo a secretaria, até essa terça-feira, 2, foram vacinados 11.850 profissionais da saúde na cidade. A vacinação também começou a ser realizada em casa de permanência de idosos, mas o balanço dessa imunização ainda não foi divulgado pela prefeitura.

Mensagem da Secretaria de Estado da Saúde

*Texto Marissa Mendonça


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: