Centro de Contingência da Covid-19 estuda criação de uma nova classificação para o Plano São Paulo
Coletiva de imprensa nesta sexta-feira, dia 26, no Palácio dos Bandeirantes, anunciou atualização do Plano São Paulo

Centro de Contingência da Covid-19 estuda criação de uma nova classificação para o Plano São Paulo

Em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, João Dória (PSDB) anunciou que as regiões de Ribeirão Preto e Marília foram as únicas rebaixadas para Fase Vermelha do Plano

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, dia 26, o governador João Dória (PSDB), junto aos secretários e integrantes do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado, anunciou o rebaixamento das regiões de Ribeirão Preto e Marília para Fase Vermelha do Plano São Paulo. A mudança vale a partir da próxima segunda-feira, 1º de março, e tem como base o aumento na ocupação de leitos de UTI Covid-19 nas cidades que fazem parte da DRS XIII, que chegou a 77%, segundo o levantamento do Estado.

A Prefeitura de Ribeirão Preto irá se posicionar sobre a nova classificação em coletiva de imprensa às 17h30 desta sexta. Serão anunciadas medidas no município e as regras para o funcionamento de estabelecimentos locais. No dia 29 de janeiro, quando o estado também havia rebaixado a região para a fase mais restritiva, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou as restrições locais e permitiu o funcionamento de segmentos essenciais da economia, e incluiu na lista os serviços de academias e salões de beleza, que são vetados de funcionar pelo Governo do Estado na Fase Vermelha.  

Durante a coletiva do estado, questionado a respeito da possibilidade uma nova classificação, mais restritiva do que a Fase Vermelha, o médico João Gabbardo, coordenador do Centro de Contingência do Estado de São Paulo, confirmou que a medida está sendo estudada pelo Centro. 

“Pelo que vem acontecendo nos estados da região Sul, em Manaus, e em algumas regiões e municípios aqui do Estado de São Paulo, talvez algumas medidas ainda mais drásticas tenham de ser tomadas, mas isso ainda está em avaliação pelo Centro de Contingência, e após essa avaliação ela poderá ser ou não encaminhada para implementação no Plano São Paulo”, disse Gabbardo. 

Restrição de circulação

O governador ainda anunciou a publicação, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, do decreto que autoriza e regulamenta uma força-tarefa, concedendo à Secretaria da Segurança Pública, a Vigilância Sanitário e ao Procon, as condições para fiscalização e penalização dos promotores de aglomerações e a quem descumprir o toque de restrição anunciado na quarta, dia 24 de fevereiro. 

“Quero aqui fazer um apelo, se você ama seu pai, sua mãe, se ainda tem avós vivos e ama seus parentes, não façam aglomerações, não participem de festas, de eventos, de atividades que aglomerem pessoas e principalmente, sem máscaras. Dirijo essa mensagem especialmente aos mais jovens, que hoje representam a parcela mais significativa da população brasileira a portar e disseminar o vírus” disse o governador João Dória. 

Rebaixamento 

Também foi anunciado a reclassificação das regiões de Ribeirão Preto e de Marília, as únicas que foram para a Fase Vermelha do Plano São Paulo, a fase mais restritiva, motivado pelo aumento no número de ocupação de leitos de UTI.  Outras quatro regiões (Barretos, Araraquara, Bauru e Presidente Prudente) seguem na Fase Vermelha, ao todo 70% da população do estado está vivendo na Fase Vermelha. 

A Grande São Paulo, que inclui a capital, e as regiões de Campinas, Sorocaba e Registro regrediram da fase Amarela para Laranja.

Segundo a atualização do Plano São Paulo, nos últimos 14 dias, a região de Ribeirão Preto foi de 71% para 77% na ocupação de leitor de UTI Covid, além de apresentar, a cada 100 mil habitantes, 338,4 novos casos, 54,5 internações e 5,8 óbitos. 

Vacinação

A antecipação da vacinação contra a Covid-19 de pessoas entre 80 e 84 anos de todo o Estado para essa sábado, 27, também foi um dos anúncios da coletiva. 


Foto: Reprodução

Compartilhar: