Chega a São Paulo os insumos para produção de 20 milhões de doses da vacina contra a Covid
O Governador João Doria acompanhou na manhã desta terça-feira, 13, a chegada de um lote recorde de 12 mil litros de IFA

Chega a São Paulo os insumos para produção de 20 milhões de doses da vacina contra a Covid

O voo partiu da China no domingo, 11, com escala na Suíça, antes de pousar no Aeroporto de Guarulhos nessa madrugada

Na madrugada desta terça-feira, 13, o Governo de São Paulo e o Instituto Butantan receberam um voo com uma remessa de insumos para a produção de 20 milhões de doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19 para acelerar a imunização da população.

O acordo entre o Governo de São Paulo, o Instituto Butantan e a biofarmacêutica chinesa Sinovac possibilitou a chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção local das vacinas. No total, foram entregues 12 mil litros do IFA, maior lote recebido para agilizar a vacinação no Brasil. A parceria no desenvolvimento da CoronaVac se comprometeu a ampliar o fornecimento de matéria-prima e também assegurar o envio de doses prontas para uso.

De acordo com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), com essas 20 milhões de doses, será um total de 83 milhões de doses da vacina do Butantan entregues para o Ministério da Saúde.

A produção de vacinas em São Paulo, após a chegada do IFA, passa por processos de envase, rotulagem, embalagem e controle de qualidade antes do fornecimento ao Ministério da Saúde. As vacinas produzidas no Butantan são entregues ao Brasil em prazo de 15 a 20 dias a partir do início da produção.

A entrega de 100 milhões de doses ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) deve acontecer em agosto, um mês antes do previsto em contrato. Até agora, o Butantan já assegurou mais de 53 milhões de vacinas contra a COVID-19 ao PNI, sendo responsável por 43,4% de todas as doses aplicadas no Brasil.

O Butantan passa a produzir a matéria-prima da vacina contra a COVID-19 em uma nova fábrica em São Paulo a partir de dezembro. A construção da unidade deve ser concluída em setembro, com capacidade para fabricação local de 100 milhões de doses por ano.

*Texto: Susanna Nazar, com informações do Governo de São Paulo e supervisão de Raissa Scheffer.


Foto: Governo de São Paulo

Compartilhar: