Com 17 casos suspeitos e nenhum confirmado, Ribeirão Preto vive momento de contenção do novo coronavírus
Coletiva de imprensa foi realizada no final da manhã deste domingo, 15

Com 17 casos suspeitos e nenhum confirmado, Ribeirão Preto vive momento de contenção do novo coronavírus

Aulas na rede municipal serão suspensas e prefeitura recomenda o cancelamento de eventos com mais de 500 pessoas

Com 17 casos suspeitos do novo coronavírus em investigação e nenhum confirmado, Ribeirão Preto vive um momento de contenção do covid-19, segundo informou a prefeitura neste domingo, 15.

Em uma coletiva realizada no final da manhã, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, e o secretário da Educação Municipal, Felipe Elias Miguel, divulgaram as medidas tomadas na cidade neste momento, para evitar casos da doença.

As aulas na rede municipal de ensino e escolas de educação infantil conveniadas estarão suspensas entre os dias 23 de março até o dia 5 de abril, inicialmente. "Não haverá prejuízo ao calendário escolar, uma vez que serão organizadas e elaboradas atividades pedagógicas alternativas, por meia da tecnologia ou materiais didáticos das escolas que serão fornecidos nesta semana de 16 a 20 de março", explicou o secretário da Educação.

Felipe Elias também reforçou que as aulas acontecerão normalmente nesta semana, para preparação e orientação de pais e também professores quanto à paralisação de duas semanas. 

Ainda segundo o secretário, para a rede particular de educação infantil, recomenda-se as mesmas medidas.

Novo coronavírus: Aulas na USP Ribeirão serão suspensas a partir de terça-feira, 17

Eventos
Ainda segundo as recomendações deste período de contenção em Ribeirão Preto, eventos com mais de 500 pessoas devem ser evitados. "Agora, estamos em uma fase inicial, pois não há nenhum caso confirmado em Ribeirão, por isso, estamos sugerindo essas medidas. Mas, isso pode se transformar em determinação caso tenhamos algum caso confirmado futuramente", explicou Nogueira.

Além de eventos, a população deve evitar lugares com aglomerações, como shoppings e cinemas, além de manter a rotina de cuidados com a saúde, como lavar as mãos com frequência.

O secretário da Saúde, Sandro Scarpelini também pediu para que a população evite procurar postos de saúde em casos que não são graves. Além de causar grande fluxo de atendimento, também pode haver risco de contaminação. "A recomendação é para, se possível, reduzir ao máximo o mobilidade", disse o secretário.

Diariamente, a partir desta segunda-feira, 16, haverá um comunicado sobre as medidas e resultados de exames do covid-19 na cidade.

Shows que estavam marcados para os próximos dias na cidade foram cancelados e adiados, já um dos maiores eventos do ano, a Agrishow, ainda está confirmada entre os dias 27 de abril e 1º de maio. 

Veja eventos cancelados ou com datas alteradas na cidade por conta da prevenção ao novo coronavírus:

Shows das bandas The Offspring e Pennywise em Ribeirão Preto são adiados

McFly adia turnê no Brasil em razão da pandemia do coronavírus

Show do Roberto Carlos em Ribeirão Preto é adiado


Foto: Portal Revide

Compartilhar: