CoronaVac é 83,5% eficaz contra covid-19, diz universidade turca
Em Ribeirão Preto, entre CoronaVac e AstraZeneca, foram aplicadas 47.718 doses de vacinas

CoronaVac é 83,5% eficaz contra covid-19, diz universidade turca

Vacina evitou hospitalização em 100% dos casos

A CoronaVac, vacina contra Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, tem eficácia de 83,5% com base em resultados finais de um estudo clínico de Fase 3 realizado na Turquia. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 3, pela Universidade Hacettepe, de acordo com a mídia estatal turca.

Segundo a agência de notícias Anadolu, a universidade também informou que a vacina evitou hospitalização causada pela covid-19 em 100% dos casos.

A CoronaVac está sendo aplicada nas campanhas de vacinação contra a covid-19 da Turquia e do Brasil.

O imunizante foi testado em Fase 3 pelo Instituto Butantan, vinculado ao governo do estado de São Paulo, que apontou eficácia geral de 50,38%. Ao mesmo tempo, o estudo mostrou que a vacina tem eficácia de 78% contra casos leves, que precisam de alguma assistência médica, e de 100% contra quadros graves e moderados da doença, o que significa que ela evitou casos que requerem internação hospitalar.

O Butantan, que está recebendo o insumo farmacêutico ativo (IFA) da CoronaVac importado da China e envasando doses da vacina para entrega ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, deve divulgar até o fim desta semana resultados de estudos de eficácia do imunizante contra a variante de Manaus do coronavírus, que vem sendo apontada como mais transmissível que outras cepas.

Doses de vacinas aplicadas

Entre doses da CoronaVac e da AstraZeneca, Ribeirão Preto já aplicou 47.718, sendo 35.253 relativas à primeira aplicação e 12.465 na segunda dose. O agendamento para idosos acima dos 90 anos, para a aplicação da segunda dose, segue aberto no município e pode ser feito pelo site da prefeitura

Nesta quarta-feira, 3, por meio de nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que os idosos com idade entre 85 a 89 anos, que receberam a primeira dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19, a partir do dia 11 de fevereiro, deverão desconsiderar a anotação no cartão de vacinação para aplicação da segunda dose a partir desta quarta-feira, 3.

"As pessoas que receberam a primeira dose da CoronaVac  têm, entre o 21º dia e 28º dia após a data da aplicação da primeira dose, para receber a segunda dose. Portanto, devem aguardar as notificações das secretaria da Saúde, avisando sobre a disponibilidade da segunda dose e a abertura das novas datas de agendamento para a segunda dose, que deverá ocorrer  dentro do prazo estipulado pelo fabricante da vacina."


Foto: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar: