Decisão sobre a revisão da quarentena em Ribeirão Preto sairá na sexta-feira, 11

Decisão sobre a revisão da quarentena em Ribeirão Preto sairá na sexta-feira, 11

Administração municipal entregou, nesta quarta-feira, 9, novo recurso administrativo ao governo estadual

Na manhã desta quarta-feira, 9, a Prefeitura de Ribeirão Preto entregou ao governo do Estado um recurso administrativo solicitando a revisão do rebaixamento da região no Plano São Paulo para a Fase Laranja. Segundo a prefeitura, O Comitê de Contingência do Estado se comprometeu a revisar o pleito e a decisão será anunciada em coletiva na próxima sexta-feira, 11. "Importante ressaltar que, enquanto os recursos não forem esgotados, Ribeirão Preto permanece na Fase Amarela", informou o governo municipal.

De acordo com os critérios adotados pelo Comitê de Contingência do Coronavírus do Estado, o número de óbitos foi o principal indicador que “puxou” a região para baixo. Por outro lado, segundo o governo municipal, rebaixar a região por conta do indicador de óbitos não seria o mais coerente. No momento, a DRS XIII está na categoria Verde no número de leitos e na categoria amarela em relação aos novos casos e internações.

De acordo com secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, o número de óbitos representa um cenário de como a cidade estava há duas semanas. "Sabemos que algumas pessoas demoram até um mês e meio para evoluir ao óbito. Acontece que no Plano São Paulo, eles pegaram os óbitos que ocorreram na última semana. Nós olhamos os óbitos desde o início dos sintomas, isso representa quando a pessoa ficou doente e não quando ela morreu. Se, por milagre, a Covid acabasse hoje, daqui a dois meses ainda teríamos mortes", explicou Scarpelini.

O secretário ressalta que o sistema do Ministério da Saúde, no qual os óbitos são computados, apresentou indisponibilidade durante uma semana, recebendo todas os óbitos “represados” em uma única data, o que teria impactado nos resultados da cidade.

Leia mais:

Prefeitura recorre de decisão do estado e mantém Ribeirão Preto na Fase Amarela

Justiça nega pedido de revisão da quarentena em Ribeirão Preto

 


Foto: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar: