Projeto ajuda a amenizar solidão de pacientes do HC Ribeirão durante pandemia
Equipe especializada acompanha as videochamadas realizadas entre pacientes e familiares

Projeto ajuda a amenizar solidão de pacientes do HC Ribeirão durante pandemia

Iniciativa da ONG ImageMagica permite que os pacientes internados na Unidade de Emergência vejam seus familiares por meio de visitas virtuais

A Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto recebe, neste mês de abril, um projeto de humanização com o objetivo de amenizar a solidão de pacientes internados. Por conta da Covid-19, nenhum paciente da instituição pode receber visitas. O Conexões do Cuidar, realizado pela ONG ImageMagica, diminui o distanciamento entre os pacientes internados e seus familiares e amigos, por meio de visitas virtuais.

Na ação, a ONG disponibiliza uma equipe para ajudar a instituição nas videochamadas, além de dar apoio aos profissionais de saúde do hospital, com psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

Para a realização das visitas virtuais, a equipe do projeto disponibiliza celulares esterilizados e que serão utilizados apenas para esse fim, agenda os horários para cada paciente e faz as ligações. As chamadas emocionantes são monitoradas pelas equipes de psicologia, terapia ocupacional e serviço social, além da assessoria assistencial da UE, que confirma a vitória destas conversas online diante a recuperação dos pacientes.

“Nesse momento em que os profissionais precisam reorganizar seus processos de trabalho, a parceria com a ONG é bem-vinda e benéfica, principalmente pela visão que a UE sempre teve de que a família é parte importante do cuidado ao paciente. Devido às restrições necessárias advindas da pandemia, algumas formas de possibilitar sua aproximação têm sido implantadas, e a videochamadas é uma delas”, diz Ana Maria Fortaleza Teixeira Ficher, coordenadora do núcleo multiprofissional da UE.

O HC-UE de Ribeirão, foi uma das primeiras instituições a receber o projeto no começo da pandemia, e agora recebe novamente devido ao aumento dos casos no município e na região, já que o hospital é referência no atendimento a doença. Desde o início do projeto, até o momento, mais de 30 instituições no Estado de São Paulo já receberam o Conexões do Cuidar.

A iniciativa depende de doações que ajudem a manter a equipe e realizar a compra de máscaras, equipamentos de segurança, celulares e demais despesas. As doações podem ser feitas diretamente pelo site da ImageMagica.


Foto: Divulgação ImageMagica

Compartilhar: