Em 17 dias de decreto, mais de mil estabelecimentos comerciais foram fiscalizados em Ribeirão Preto

Em 17 dias de decreto, mais de mil estabelecimentos comerciais foram fiscalizados em Ribeirão Preto

Abordagens resultaram em 13 locais lacrados devido à reincidência de abertura irregular durante a quarentena

Desde 23 de março, data da publicação do decreto de calamidade pública que suspende as atividades não essenciais em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Ribeirão Preto tem fiscalizado o funcionamento do comércio na cidade. A ação é conduzida pelo Departamento de Fiscalização Geral – responsável por orientar, lacrar e, até mesmo, autuar o estabelecimento – e pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), que orienta e fecha os locais irregulares. Entre os dias 23 de março e 8 de abril, foram realizadas, aproximadamente, 1.033 abordagens em bares, salões de beleza, salões de festa, academias, restaurantes, cafeterias e lojas diversas. 

De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização Geral, Antônio Carlos Muniz, os  comércios lacrados perderam o alvará de funcionamento devido à reincidência de abertura irregular, mesmo após abordagens e orientações. Além disso, os proprietários responderão a processos administrativos e estão sujeitos, ainda, a pagarem multas aplicadas pelo Ministério Público sob o valor de até R$ 100 mil. 

Muniz ressalta que tem sido comum os casos de restaurantes e de cafeterias que descumprem o decreto ao receber uma encomenda e permitir que o cliente vá até o local buscar. “Isso não é permitido. Restaurantes, lanchonetes e food trucks só podem funcionar em sistema de delivery, em que a entrega do produto é feita em domicílio ou local de trabalho. Para drive-thru, só estabelecimento com estrutura para isso, onde a entrega da mercadoria é feita diretamente no carro do cliente e o entregador tem uma área protegida”, explica. Em uma semana, 30 comércios do segmento de alimentação foram vistoriados.

Ação conjunta

Na última quarta-feira, dia 8, uma ação conjunta da Polícia Militar, da GCM e da Fiscalização Geral vistoriou e orientou 58 estabelecimentos comerciais, resultando na lacração de quatro por reincidência. A operação foi realizada nas Avs. Maurilio Biagi, Leão XIII, Presidente Kennedy, Portugal, César Vergueiro, Antônio Diederichsen, João Fiúsa, Presidente Vargas e Rua Chile.

Denúncias

Até agora, os telefones disponibilizados para denúncias, o 153 e o (16) 3632.4747, da Guarda, registraram cerca de 1.562 ligações. 


Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Compartilhar: