Em entrevista ao Mentoria 2020, Doria confirma importação de 1,5 milhão de kits para testes do coronavírus

Em entrevista ao Mentoria 2020, Doria confirma importação de 1,5 milhão de kits para testes do coronavírus

Governador do Estado concedeu entrevista nesta sexta-feira, 3, ao programa apresentado pelo empresário Chaim Zaher, transmito pelo Grupo Thathi de Comunicação

O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), concedeu uma entrevista ao programa Mentoria 2020, do Grupo Thathi de Comunicação, nesta sexta-feira, 3.

Apresentado pelo empresário Chaim Zaher, durante o programa, o governador falou sobre o enfrentamento ao novo coronavírus e garantiu que, até a próxima quarta-feira, 8, o Estado receberá 1,5 milhão de insumos para a realização dos testes da doença.

Segundo o governador, a importação já foi acertada e os materiais virão da Coreia do Sul. A demora na entrega, contudo, se dá pelas dificuldades logísticas, tendo em vista o grande número de cancelamentos de voos em todo o mundo. Atualmente, o governo do Estado realiza cerca de 3 mil testes por dia.

Em mais de uma ocasião, o governador ressaltou o papel dos profissionais de saúde e da ciência no combate ao novo coronavírus em todo o mundo. 

"Esta é a forma correta de vencer a crise do corona. Não é com o achismo, fazendo reptos e muito menos com medidas desacertadas, desequilibradas e irresponsáveis que vamos vencer essa crise, que é a maior da história da saúde do Brasil, ao lado da maior crise econômica", declarou Doria.

Durante a entrevista, o governador também elogiou o trabalho do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, porém, criticou o comportamento do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

"Em todo o mundo, 56 países estão em quarentena, não é só o Brasil. Não é pelo fato de que, infelizmente, o presidente da república tem uma visão distinta, que nós vamos contrariar o que acontece no mundo. Não saiam de casa", orientou.

Escolhas

O programa Mentoria 2020 ainda contou com as participações do especialista em agronegócio Marcos Fava Neves e do deputado federal Baleia Rossi (MDB).

O deputado emedebista citou a discussão da proposta de emenda à constituição (PEC), que cria o "orçamento de guerra" para o combate ao coronavírus. Mais tarde, a proposta foi aprovada pelos parlamentares.

"Isso vai liberar cerca de R$ 300 ou R$ 400 bilhões para o governo federal fazer as ações que são necessárias, tanto as do ministro Paulo Guedes, quanto as do Mandetta", afirmou Rossi.

Questionado se o governo teria capacidade financeira para bancar esse orçamento de "guerra", Baleia respondeu que o momento é de escolhas difíceis.

"O país vai sair mais endividado, mas eu acho que isso é uma escolha. Vamos dar condição para o governo federal se endividar, mas para salvar vidas e garantir os empregos", respondeu.

A PEC foi aprovada em dois turnos. No primeiro, foram 505 votos favoráveis e 2 contrários. No segundo, foram 423 votos contra 1 contrário. Um dos principais pontos da proposta é separar o orçamento-geral da União dos gastos emergenciais que serão feitos para enfrentar a crise do coronavírus.

Mentoria 2020

O programa completo está disponível no Facebook e Youtube. Mentoria 2020 é exibido semanalmente pela multiplataforma do Grupo Thathi: TV Thathi (canais 22 ou 522 da NET), Thathi In (20 da NET ou 32.1 da TV aberta) e na rádio Thathi FM (91.3 KHZ).

Leia mais:
Governo de SP irá usar a PM contra quem praticar preços abusivos no botijão de gás