Em Ribeirão, 863 idosos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Em Ribeirão, 863 idosos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Teve início nesta segunda-feira, 8, a campanha de vacinação para idosos com 90 anos ou mais

No primeiro dia de vacinação da população contra a Covid-19, em Ribeirão Preto, 863 idosos com 90 anos ou mais receberam a primeira dose. A estimativa é vacinar em torno de quatro mil idosos até sexta-feira, 12 de fevereiro, último dia da imunização para essa faixa etária. 

Até às 17h desta segunda-feira, 1.611 idosos já haviam agendado a vacinação via internet ou pelos telefones exclusivos para essa finalidade. A Secretaria Municipal da Saúde adotou o critério de agendamento de dez idosos por hora, para não causar aglomeração nos postos de vacinação. 

“O sistema de agendamento, que é rápido e fácil, está sendo bastante eficaz, e o processo de vacinação nessa etapa está transcorrendo com muita tranquilidade e organização”, disse a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos.

Ao todo, foram vacinadas até esta segunda-feira, 20.094 pessoas em Ribeirão Preto, incluindo profissionais da saúde e idosos que vivem em lares de assistência permanente.

Vacinação

Para que o idoso receba a dose da vacina será obrigatório o agendamento no site da Prefeitura ou por telefone. O agendamento pode ser feito pela página da Secretaria Municipal de Saúde, no site da Prefeitura. Durante o cadastro, será solicitado o número do CPF e a data de nascimento.

Também é possível realizar o agendamento por telefone das 8h às 17h, de segunda a domingo, nos seguintes números: (16) 3977-9441 ou (16) 3977-9442.

- Ao realizar o agendamento será gerado um número de protocolo, além de ser informado a data e o local de vacinação 

- Pré-cadastro (opcional)

Antes de receber a vacina, será feito um pré-cadastro do idoso no sistema do Estado do Governo de São Paulo. Porém, para agilizar o atendimento, existe a possibilidade de que esse cadastro seja feito direto pelo site do governo estadual. Basta acessar o site Vacina Já e realizar o pré-cadastro.

Essa opção não é obrigatória, mas é recomendada, já que diminui o tempo que o idoso ficará exposto.

- No dia da vacinação

Após realizar o agendamento obrigatório, o idoso será informado da data, horário e local da aplicação da dose, além de receber um número de protocolo que ele deverá apresentar no dia. Esse número poderá ser impresso ou simplesmente anotado em um papel ou celular. 

- A vacinação acontecerá entre os dias 8 e 12 de fevereiro, das 8h30 às 16h30, em 36 postos de vacinação.

- Os idosos deverão apresentar os seguintes documentos no posto de saúde:
- Documento oficial com foto (RG, CNH, etc.)
- CPF
- Comprovante de residência atualizado
- Protocolo de Agendamento gerado após a finalização de agendamento no site ou telefone

- Idosos acamados ou sem mobilidade

O Serviço de Atenção Domiciliar iniciou simultaneamente, nesta fase, a vacinação de idosos de 90 anos ou mais que se encontram acamados em suas residências. A expectativa é imunizar um público com cerca de 600 idosos nessa situação, a partir de 60 anos, durante toda a campanha.

Os idosos dessa faixa etária, acamados, podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do  Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio SAD, pelo telefone: 3977-7111.


Foto: Luan Porto

Compartilhar: