Estado de São Paulo vacina com Pfizer quem tem a segunda dose da AstraZeneca atrasada
Governo vai entregar aos municípios 400 mil doses de Pfizer extras que chegaram nos últimos dias

Estado de São Paulo vacina com Pfizer quem tem a segunda dose da AstraZeneca atrasada

Medida foi acatada já que o Ministério da Saúde deixou de enviar cerca de 1 milhão de doses do imunizante para completar o processo de vacinação da população

O governo de São Paulo anunciou que irá imunizar com a Pfizer quem estiver com a segunda dose da Astrazeneca atrasada. A ação, voltada para quem estiver com a dose de Astrazeneca vencida entre os dias 1 e 15 de setembro, deve ocorrer a partir da próxima semana.

Segundo a Secretaria da Saúde, o governo vai entregar aos municípios 400 mil doses de Pfizer extras que chegaram nos últimos dias. Doses que estiverem em estoque também poderão ser aplicadas. A medida foi tomada para garantir que o esquema vacinal seja completo, mesmo que o Ministério da Saúde tenha deixado de enviar cerca de 1 milhão de doses da AstraZeneca ao Estado no mês de setembro.

O não envio destas doses pelo Ministério da Saúde descumpriu uma obrigação do órgão federal em disponibilizar as doses para finalizar o processo de imunização das pessoas que já tomaram a primeira dose. “Fizemos um grande movimento, remanejamos nossos estoques e disponibilizamos todas as doses da Pfizer existentes para amenizar a situação. Aguardamos o envio imediato de mais imunizantes da Astrazeneca ou mais doses da Pfizer para que possamos vacinar a totalidade da população que aguarda a segunda dose”, comenta Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI). 

A decisão de realizar essa medida foi aprovada pelo Conselho dos Secretario Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems), Comitê Científico do Governo do Estado e pelo PEI, que embasaram a decisão em estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e orientações do próprio Ministério da Saúde.

Nacional
O Brasil recebe na noite deste domingo, 12, 5.181.930 doses da vacina da Pfizer, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Serão fornecidos quatro lotes que vão chegar em voos separados.


Imagem: Pixabay

Compartilhar: