Estado deve anunciar novas restrições do Plano SP para conter avanço da pandemia
Nova fase, mais restritiva, deve ser anunciada pelo Governo do Estado ainda nesta semana

Estado deve anunciar novas restrições do Plano SP para conter avanço da pandemia

Expectativa é que outra fase com regras mais rígidas de circulação seja anunciada ainda nesta semana

O agravamento da pandemia do novo coronavírus deve fazer com que uma nova fase seja criada no Plano São Paulo, para aumentar restrições de circulação no estado. Com as UTIs perto do limite de ocupação e recorde na média de mortes, membros do comitê estadual de enfrentamento à Covid-19 sugerem novas medidas, que podem ser anunciadas ainda nesta quarta-feira, 11.

A expectativa é que as mudanças comecem a valer já no próximo final de semana. Entre as medidas especuladas está a suspensão do Campeonato Paulista, pedido que já foi feito pelo Ministério Público de São Paulo.

Outra medida cogitada é a limitação de horários para serviços essenciais, como supermercados e postos de combustíveis.

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, uma coletiva de imprensa está marcada para esta quarta-feira, às 12h45, para o “governador João Doria (PSDB) apresentar, no Palácio dos Bandeirantes, informações sobre o combate ao coronavírus.” Ainda não foi confirmado oficialmente se a criação de uma nova fase será anunciada nesta coletiva .

Na manhã desta quarta-feira, 10, Ribeirão Preto registra taxa de ocupação perto dos 90% nos leitos de UTI Covid e, também, de enfermaria. Segundo a plataforma LeitosCovid, que é atualizada pelos próprios hospitais da cidade, dos 227 leitos de UTI para tratamento de pacientes com coronavírus, 198 estavam ocupados nesta manhã, taxa de 87% Sendo 152 respiradores em uso.

Nas enfermarias, dos 210 leitos disponíveis para a doença, 183 estavam ocupados, com taxa de 87%, e dois respiradores em uso.

Nos hospitais públicos, as taxas de ocupação estavam em 89% nas UTIs nesta manhã e de 82% nas enfermarias. Os hospitais privados têm 87% de ocupação das UTIs e 89% nas enfermarias.

Ribeirão e as 25 cidades que fazem parte da DRS XIII estão hoje, como todo o estado, na Fase Vermelha do Plano SP, a mais restritiva e que permite o funcionamento apenas de serviços essenciais. 

Plano SP na Justiça

Nessa terça-feira, 9, a Justiça determinou que, durante essa fase, a Prefeitura de Ribeirão Preto não poderia liberar o funcionamento de academias e salões de beleza, como havia sido publicado no decreto municipal.

Outras cidades que compõe a DRS, como Jardinópolis, Brodowski, Altinópolis e Pradópolis também incluíram esses setores como essenciais para a população.  Já em Cravinhos, segundo decreto, atividades realizadas por prestadores de serviços não essenciais ficam autorizadas a atender, desde que "com o estabelecimento fechado, com hora marcada, com apenas um cliente por vez e com intervalo que não gere encontro entre clientes e que possibilite a higienização do local."


Arte Revide

Compartilhar: