Estado diz que reclassificação do Plano SP está marcada para o dia 5 de fevereiro
A DRS XII está, segundo o levantamento do governo estadual, com 70,3% de ocupação nos leitos de UTI

Estado diz que reclassificação do Plano SP está marcada para o dia 5 de fevereiro

Novas fases serão implantadas no dia 8 de fevereiro; segundo a Secretaria do Desenvolvimento Regional não há previsão para reclassificação extraordinária nessa sexta-feira, 29

O Governo do Estado de São Paulo confirmou que a nova reclassificação do Plano São Paulo está marcada para o dia 5 de fevereiro. Ainda segundo a Secretaria do Desenvolvimento Regional, as regras das novas fases do plano passarão a valer no dia 8 de fevereiro e, até o final da tarde desta quinta-feira, 28, não havia previsão de anúncio de uma reclassificação extraordinária.

A reclassificação extraordinária acontece quando os índices Covid que são analisados para definir as fases apresentam piora significativa. Por isso, o estado não descarta que seja feita uma reclassificação extraordinária onde os índices apresentarem piora significativa. Hoje, a Diretoria Regional de Saúde de Ribeirão Preto (DRS) XIII, composta por Ribeirão e mais 25 cidades, está na fase laranja do plano, em que a maioria dos setores estão autorizados a funcionar, desde que respeitem regras sanitárias, de capacidade de atendimento e horários de funcionamento.

Todo o Estado de São Paulo está em fase vermelha, a mais restritiva, aos finais de semana e, também, após as 20h durante os dias de semana. Essa regra vale, por enquanto, até o dia 7 de fevereiro. O governo estadual não confirmou se essa regra será mantida após a reclassificação que está marcada para o dia 5.

Índices

A DRS XII está, segundo o levantamento do governo estadual, com 70,3% de ocupação nos leitos de UTI, em atualização feita nessa quarta-feira, 27. Durante a semana o índice chegou a ultrapassar os 80% -critério que rebaixa a região para a fase vermelha- mas a oferta de leitos cresceu e ajudou a reduzir a lotação nas UTIs.

Somente no município de Ribeirão Preto, a taxa de ocupação das UTI se manteve em 80% durante toda a semana. Na tarde desta quinta-feira, 28, segundo a plataforma LeitosCovid, a ocupação está em 85%, com 142 leitos de UTI Covid em uso. Ao todo, a cidade tem 167 leitos disponíveis para o tratamento de pacientes mais graves da doença. Ainda segundo as informações passadas pelos hospitais, 113 respiradores estão em uso nesta quinta por esses pacientes.

Também nesta quinta, Ribeirão Preto chegou aos 1.070 óbitos em decorrência da Covid, desde o início da pandemia. Ao todo, são 45.950 casos. Somente entre terça-feira, 26, e quarta, 27, foram confirmados mais 146 casos e nove mortes, que aconteceram entre os dias 9 e 27 de janeiro. Somente neste ano, já foram confirmados 5.318 casos e 48 óbitos de pacientes com a doença e que apresentaram os primeiros sintomas neste ano.


Arte Revide

Compartilhar: