Estudo para avaliar a segurança da Coronavac busca voluntários de seis a 17 anos
A vacina que será aplicada no estudo é a mesma aplicada na população geral

Estudo para avaliar a segurança da Coronavac busca voluntários de seis a 17 anos

Pesquisadores acompanharão os participantes da pesquisa durante um ano após a aplicação das vacinas

Pesquisadores do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP precisam de 500 voluntários de seis a 17 anos para pesquisa do Instituto Butantan com a Coronavac. Os interessados receberão as duas doses da vacina, com 28 dias de intervalo, e serão acompanhados por 12 meses pela equipe.

Segundo a pediatra imunologista do HC Soraya Abu Jamra, o objetivo do estudo é avaliar a segurança da vacina Coronavac a longo prazo. "As crianças vão ser acompanhadas durante um ano para avaliar os possíveis efeitos adversos e a proteção contra o coronavírus", explica. 

A vacina que será aplicada ao longo da pesquisa é a mesma que está sendo utilizada na imunização de outras faixas etárias, inclusive em crianças que já receberam as duas doses. 

De acordo com Soraya, ao chegar no posto de saúde, a criança receberá um termo de consentimento para participar do estudo, passará por uma consulta médica pediátrica para avaliar suas condições de saúde e, após isso, receberá a vacina. "A criança sairá daqui com um diário para preencher os efeitos adversos mais comuns como, dor no local, febre e dor no corpo. Depois, ela receberá contatos telefônicos para avaliar sua condição de saúde no período", descreve. 

Para a segunda dose, realizada 28 dias após a primeira, a médica conta que haverá outra consulta médica para checar os possíveis efeitos adversos da vacina e para avaliar as condições de saúde da criança. "Após isso, todas as crianças serão seguidas durante um ano através apenas de contatos telefônicos". 

Serviço
PESQUISA - VACINA CORONAVAC
Local: Centro de Saúde Escola | Rua Terezina, 690 - Sumarezinho;
Agendamento: Telefone - 99640.5322

 


Foto: Reprodução

Compartilhar: