Estudos comprovam eficácia da CoronaVac em pacientes com câncer
Estudo foi realizado na Turquia, entre os meses de janeiro e abril deste ano

Estudos comprovam eficácia da CoronaVac em pacientes com câncer

Das 47 pessoas que participaram da pesquisa, 30 obtiveram formação de anticorpos contra o coronavírus duas semanas após a segunda dose

Um estudo realizado na Turquia, entre os meses janeiro e abril deste ano, comprovou a eficácia da CoronaVac em pacientes com câncer. Das 47 pessoas que participaram da pesquisa, 30 obtiveram formação de anticorpos contra o coronavírus duas semanas após a aplicação da segunda dose da vacina.

Segundo o artigo "Immunogenicity and safety of the CoronaVac vaccine in patients with cancer receiving active systemic therapy", escrito por pesquisadores que trabalham em sete hospitais e duas universidades de Ancara, capital do país, foi revelado que a taxa de imunogenicidade – capacidade da vacina em de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos – chegou a 100% nos pacientes que recebem apenas anticorpo monoclonal ou imunoterapia como medicação.

Em ordem de frequência, os pacientes tinham câncer colorretal, câncer de mama, de pulmão, geniturinário, gástrico, de pâncreas, ginecológico, do trato biliar e do sistema nervoso central. E a maioria deles havia sigo diagnosticado com doença em estágio IV e recebia tratamento sistêmico paliativo. 

Nenhum desses pacientes, com idade média de 73 anos, apresentou infecção por Covid-19 durante o acompanhamento médio de 85 dias depois de completarem o processo vacinal.  As taxas de efeitos colaterais do imunizante foi de 18,9% e 23,1%. E não foram observados efeitos adversos graves. 

Doenças reumatológicas

Uma pesquisa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Hcfmusp) registrou que pacientes com doenças reumatológicas autoimunes apresentaram um aumento de 70,4% no nível de anticorpos contra o coronavírus, também, duas semanas após receberem a segunda dose da CoronaVac.  

Além disso, os cientistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Hemocentro de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) concluíram que 43% dos pacientes transplantados de rim analisados geraram anticorpos contra a Covid-19 15 dias após receberem a segunda dose da vacina. 

Vacinados

No município, já foram aplicadas 672 mil  doses da vacina contra a Covid-19. São 478 mil  pessoas vacinadas com a primeira dose, e 175 mil  dessas pessoas concluíram o processo de vacinação ao receberem a segunda dose. Em relação às vacinas de doses únicas, 18.197 pessoas receberam a aplicação.
Com 711 mil habitantes, a cidade possui 69% da população foi imunizada contra a doença. 


Imagem: Pixabay

Compartilhar: