Governo alerta para aumento de 61% em casos de internações de menores de 18 anos por Covid-19 no Estado 
Coletiva de imprensa do Governo de São Paulo reforça a importância da vacinação de crianças e adolescentes

Governo alerta para aumento de 61% em casos de internações de menores de 18 anos por Covid-19 no Estado 

Em coletiva desta quarta-feira, 19, o governador João Doria disse que São Paulo recebeu doses para 10% do total de crianças e adolescentes

O Governo de São Paulo alertou nesta quarta-feira, 19, que o Estado registrou uma forte alta nas internações de crianças e adolescentes com Covid-19, nos últimos dois meses. As estatísticas do Censo Covid, plataforma da Secretaria de Estado da Saúde, mostram aumento de 61,3% no número de pacientes com menos de 18 anos internados nas UTIs, na comparação entre os dias 17 de janeiro deste ano e 15 de novembro de 2021. 

No dia 5 de novembro do ano passado, havia 106 pacientes menores de idade internados em estado grave em decorrência da Covid-19. Já no último dia 17 de janeiro, o número registrado foi de 171 pacientes. “Os dados evidenciam que a nova variante Ômicron do coronavírus está contaminando rapidamente nossas crianças e que a vacinação é urgente e fundamental para prevenir casos graves, internações e óbitos nessa população”, disse o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn. 

“Os dados da Secretaria de Saúde mostram alta de 61% na hospitalização de menores de 18 anos em UTIs, nos últimos dois meses, no Estado de São Paulo. Os dados evidenciam a necessidade de acelerarmos a vacinação infantil”, disse o governador João Doria (PSDB). 

Vacinação 

A imunização de menores de 12 anos teve início no último dia 14 de janeiro, em evento no Instituto da Crianças do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, na capital paulista. Durante a primeira fase, são imunizadas as crianças entre 5 e 11 anos de idade com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. 

Nesta segunda-feira, 17 de janeiro, São Paulo recebeu 258 mil doses da vacina pediátrica de vid-19, e os imunizantes começaram a ser distribuídos na manhã de terça-feira, 18. Assim, o Estado recebeu o Ministério da Saúde 58% das 850 mil doses necessárias para a vacinação da primeira fase da campanha. O total recebido representa 11% do público de 4,3 milhões de doses.  

“Quero ressaltar que o quantitativo de vacinas encaminhado pelo Ministério da Saúde foi ínfimo, ou seja, não permite a velocidade da vacinação seja em São Paulo ou qualquer outra parte do País. São Paulo recebeu menos de 10% da sua necessidade de vacina para imunização de crianças”, disse o governador. 

Segundo a Administração Estadual, à medida que novas doses forem encaminhadas pelo Ministério da Saúde serão imediatamente disponibilizadas aos municípios.

*Com informações do Governo do Estado de São Paulo 

 

Leia mais:

Agendamento da vacina de Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência continua

Gêmeas são as primeiras crianças vacinadas em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto registra mais seis mortes e 3.230 novos casos de Covid

Indígena de oito anos é a primeira criança vacinada no Brasil


Foto: Governo do Estado de São Paulo 

Compartilhar: