Governo do Estado de SP antecipa vacinação de Covid-19 em crianças de 5 a 8 anos
Vacinação infantil contra a Covid-19 está autorizada no Brasil com os imunizantes Coronavac e a Pfizer pediátrica

Governo do Estado de SP antecipa vacinação de Covid-19 em crianças de 5 a 8 anos

Com todas as doses da Coronavac e da Pfizer pediátrica distribuídas, Plano Estadual de Imunização adiantou a vacinação infantil

O Governo de SP antecipou, nesta sexta-feira, 28, a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 8 anos, anteriormente prevista para começar na segunda-feira, 31. Com todas as doses da Coronavac e da Pfizer pediátrica distribuídas aos municípios, o Plano Estadual de Imunização (PEI) abre a imunização para todas as crianças de 5 a 11 anos de idade.

A decisão foi levada em conta após a disponibilidade de doses nos 5,2 mil postos de vacinação de todo o estado e a capacidade de imunização dos municípios. No total, a Secretaria de Estado da Saúde já disponibilizou quatro milhões de doses da Coronavac e 900 mil doses pediátricas da Pfizer. Todos os municípios têm vacinas suficientes para imunizar todas as crianças de 5 a 11 anos de idade com a primeira dose.

“A medida vai permitir que os municípios acelerem a vacinação das crianças, fundamental neste momento de grande circulação da variante Ômicron. Mais de 2 milhões de crianças se beneficiam com o novo calendário em todo o estado de São Paulo. Cada dia é fundamental para a proteção das crianças”, destaca a coordenadora do PEI, Regiane de Paula.

A vacinação infantil começou no último dia 14 de janeiro com as crianças com comorbidades e deficiência permanente. No dia 20, com a aprovação da Coronavac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o governo estadual ampliou a vacinação e começou a imunizar crianças de 9 a 11 anos.

As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac. É importante salientar que todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes.

Mais informações da vacinação infantil

As informações sobre a imunização infantil estão disponíveis no vacinômetro infantil, e podem ser conferidas no site Vacina Já, por meio do link, e no portal do Governo de São Paulo.

Lá também é possível fazer o pré-cadastro para a vacinação destas crianças. Ele é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar seus filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online.

*Com informações do Estado de São Paulo


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: