Governo do Estado mantém calendário de vacinação de adolescentes 
Em coletiva no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta, 11, o governador João Doria comentou o calendário de vacinação do Estado 

Governo do Estado mantém calendário de vacinação de adolescentes 

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 11, o governador João Doria (PSDB) confirmou a manutenção do calendário para jovens com menos de 18 anos 

Em coletiva de imprensa do Governo de São Paulo nesta quarta-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria (PSDB) anunciou que será mantido o calendário de vacinação dos jovens menores de 18 anos. 

“Está mantida a vacinação de adolescentes e o cronograma que foi apresentado. A partir do dia 18, quarta-feira, nós iniciamos a vacinação em etapas, primeiro os jovens com comorbidades da faixa de 17 até 11 anos, e depois os demais, começando com as faixas 17 e 16 anos e assim sucessivamente”, explicou o governador João Doria. 

Segundo o cronograma do Plano Estadual de Imunização, a previsão é de que, a partir do dia 18 de agosto, seja iniciada a imunização para jovens de 16 e 17 anos, começando por aqueles que possuem comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas. A expectativa é de que até a primeira semana de setembro, todo público desta faixa etária tenha recebido pelo menos uma dose da vacina.

Atraso

Na coletiva, o governador também comentou a possibilidade de judicialização sobre a acusação de que o Ministério da Saúde teria descumprido a proporcionalidade na entrega de doses da vacina da Pfizer

“Nós tentamos pessoalmente evitar a judicialização deste tema, conversamos com o Ministro várias vezes, exatamente para demonstrar o interesse de São Paulo em evitar a judicialização. O ministro garantiu que seriam encaminhadas as doses que cabem à São Paulo na proporcionalidade e isso não foi cumprido pelo Ministério”, respondeu o governador. 

“Se houve uma mudança na metodologia de contabilização para cada um dos Estados, feita pelo Ministério, isso gera de forma abrupta um comprometimento na organização que o Estado de São Paulo tem, além de gerar uma instabilidade social, pois compromete a expectativa da população de ser vacinada”, concluiu o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn. 

Confira o calendário do Programa Estadual de Imunização: 

10 a 16 de agosto: 18 a 24 anos 
18 a 25 de agosto: 16 e 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas 
26 a 29 de agosto: 13 a 15 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas 
30 de agosto a 5 de setembro: 15 a 17 anos 
6 a 12 de setembro: 12 a 14 anos

Segundo a plataforma Vacinômetro, o Estado de São Paulo aplicou 41.377.502 doses de vacinas contra Covid-19, sendo 29.308.531 com a 1ª dose, 10.955.519 aplicações com a 2ª dose e 1.113.451 imunizados com a vacina de dose única.


Foto: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo 

Compartilhar: