HC Ribeirão Preto alerta para aumento no número de casos de Covid-19

HC Ribeirão Preto alerta para aumento no número de casos de Covid-19

Superintendente do Hospital avalia que aumento dos casos tem relação com a disseminação da variante Delta

O Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto tem casos suspeitos de reinfecção pela Covid-19 causada pela variante Delta. Em um vídeo interno direcionado para funcionários o superintendente do hospital, Benedito Maciel, alertou sobre a situação.

"Se por um lado temos observado nas últimas semanas no Brasil dados animadores de redução de casos e óbitos, verificamos com preocupação a progressiva disseminação da variante Delta do Coronavírus que em outros países tem provocado um aumento da transmissão do vírus, com todas as graves consequências já amplamente conhecidas", ressaltou Maciel.

Até o final de julho, cerca de 15 funcionários estavam afastados em decorrência da Covid-19; em agosto, o número subiu para 26, todos eles com sintomas leve.

Ainda no vídeo, Maciel alerta para a disseminação de forma rápida do vírus em diferentes setores do hospital. "Chama a atenção, o surgimento de surtos envolvendo diversos funcionários de uma mesma área, o que sugere, que em alguns casos, a transmissão esteja sendo feita por meio de colegas que trabalham em atividades de rotina na instituição" comentou o superintendente

Com cerca de um quarto da população vacinada com as duas doses, Maciel diz ter receio de que o país possa estar assistindo a uma nova escalda de casos. "E a perda de avanços duramente conquistados nesses meses que vivemos ao longo de 2021", concluiu.

Variante Delta

A variante Delta da Covid-19 apresenta a mesma forma de transmissão que as outras variantes do vírus. Dessa forma, a importância das medidas protetivas como, uso de máscara, distanciamento social e lavagem frequente das mãos se mantém.

Nesta semana, a região de Ribeirão Preto confirmou o primeiro caso da variante. De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde, a paciente diagnosticada com a variante é residente de Serrana, mas atua como profissional da saúde em Ribeirão Preto.  

"Quando diagnosticada, foi imediatamente desenvolvido todo o trabalho de vigilância, com investigação e bloqueio do caso, sendo que até o momento, não houve nenhum relato de que os contactantes de Ribeirão Preto com a mesma apresentaram sintomas da doença", informou a Secretaria.

Edição: Paulo Apolinário
 


Imagem: Revide

Compartilhar: