Hemocentro de Ribeirão Preto identifica quatro casos de subvariante da Covid-19 na região

Hemocentro de Ribeirão Preto identifica quatro casos de subvariante da Covid-19 na região

Ômicron XBB.1.5 é a subvariante mais transmissível da Covid-19, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Na última quinta-feira, dia 5 de janeiro, o Hemocentro de Ribeirão Preto confirmou a identificação de quatro casos da subvariante Ômicron XBB.1.5 na região. Segundo o médico e diretor do Hemocentro, Rodrigo Calado, a variante pode causar pequenas ondas da doença nas próximas semanas. 

 

“Desde a metade da pandemia, há cerca de dois anos, o Estado de São Paulo vem realizando o sequenciamento para detecção de mutações dentro da rede de vigilância genética liderada pelo Butantan, da qual o Hemocentro de Ribeirão Preto faz parte. Temos sequenciado essas amostras aqui em Ribeirão Preto e identificamos várias variantes. Agora no mês de dezembro, foram identificados quatro casos dessa variante XBB 1.5, que hoje é a mais prevalente no Estados Unidos especialmente em Nova York. Foram dois casos em Serrana, um homem e uma mulher, e dois casos em Ribeirão Preto, um homem e uma mulher”, explicou Rodrigo Calado em vídeo divulgado. 

 

Ainda de acordo com o médico, a variante da Ômicron mais prevalente na região ainda é a BQ.1. “Essa detecção foi feita porque fazemos essa vigilância. Ainda mais de 60% é a variante BQ1. Essas variantes elas não são, provavelmente, nem mais nem menos perigosas do que as demais, são só alterações da Ômicron e que escapam um pouco da resposta imunológica que as pessoas tiveram tanto com a vacina quanto com infecções anteriores. Embora tenhamos uma proteção mais completa daquelas variantes anteriores, essas fogem um pouco e costumam dar algum grau de doença e por isso temos essas ondas. Então é possível que tenhamos, por conta do aparecimento dessa variante, algumas pequenas ondas nas próximas semanas. Isso é possível justamente porque essa variante se encontra presente na nossa região”, completa Calado. 

 

Estado de São Paulo 

 

Ainda na quinta-feira, dia 5, foi identificado o primeiro caso da variante da Ômicron XBB.1.5 no Brasil. O caso foi identificado em amostra coletada em novembro do ano passado, de uma paciente de Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo. 

 

Segundo a epidemiologista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, a subvariante XBB.1.5 é a versão mais transmissível da Covid-19 identificada no mundo até agora e já foi identificada em 29 países. 

 

*Com informações da Agência Brasil 


Foto: Divulgação/ Hemocentro Facebook

Compartilhar: