Homem com Covid é internado em UTI após aguardar seis dias em UBDS de Ribeirão
Ocupação nos leitos de UTI em hospitais públicos, de Ribeirão Preto, está em 75%

Homem com Covid é internado em UTI após aguardar seis dias em UBDS de Ribeirão

Paciente estava entubado em estado grave na Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Vila Virgínia de Ribeirão Preto

O paciente José Ronei Gomes, de 55 anos, com Covid-19, foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa nesta sexta-feira, 21, após permanecer seis dias aguardando por uma vaga. Desde domingo, 16, Gomes estava hospitalizado na Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Vila Virgínia de Ribeirão Preto. Devido a complicações da doença, foi solicitado a internação do paciente na UTI.

Segundo informações do filho do paciente, Guilherme Gomes, seu pai seguiu em estado grave, com oxigênio, até terça-feira, 18, às 20h. A partir disso, a saturação baixou e o paciente teve que ser entubado. No entanto, não tinha sido encaminhado para a UTI. “Ele se encontrava em estado grave, inconsciente, se alimentando por sonda e entubado dentro da UBDS há dias, precisando urgentemente ser encaminhado à UTI”, afirma Guilherme.

De acordo com os dados da plataforma leitoscovid.org, a ocupação nos leitos de UTI em hospitais públicos de Ribeirão está em 75%, o que corresponde a 12 leitos, no total, e nove, em uso.

A Secretaria Municipal da Saúde da cidade alegou que a transferência era prerrogativa do médico que atua na assistência ao paciente e informou que ele estava recebendo toda a assistência necessária enquanto aguardava a regulação. Além disso, orientou que a família procurasse a assistente social da unidade.

Porém, ainda de acordo com o filho de Gomes, a família já havia procurado a assistência da entidade anteriormente, que pediu para que aguardassem pela vaga. 

O Portal Revide questionou a Prefeitura sobre os leitos ainda disponíveis, mas não obteve respostas.


Foto: Reprodução/ Guilherme Gomes

Compartilhar: