Hospital das Clínicas abre 13 novos leitos de Covid-19, em Ribeirão Preto

Hospital das Clínicas abre 13 novos leitos de Covid-19, em Ribeirão Preto

Ampliação de leitos e redução do número de casos pode colocar Ribeirão em uma fase mais flexível do distanciamento social, afirma secretário de Desenvolvimento Regional

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto inaugurou, nesta terça-feira, 4, mais 13 leitos exclusivos para Covid-19. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva, no HC. Participaram do evento o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), o superintendente do HC, Benedito Maciel, além dos secretários estaduais, Marcos Vinholi, do Desenvolvimento Regional, e Jean Gorinchteyn, da Saúde.

Com isso, o HC passa a ter 89 leitos voltados para o tratamento da Covid-19. E, com o aumento de leitos, o município poderá reduzir os índices de ocupação que, atualmente, impedem que a cidade avance de fase no Plano São Paulo, que impõe as medidas de distanciamento social.

Segundo Vinholi, caso Ribeirão siga apresentando sinais de melhora no número de novos casos e consiga manter a redução na ocupação de leitos, o município e toda a região poderão avançar para uma fase mais flexível. O anúncio oficial será feito pelo governador João Doria (PSDB) na sexta-feira, 7.

"Vamos avaliar os números e essa evolução que vai se se dar ao longo da semana, mas a região pode sim passar direto para a Fase Amarela ou ir para a Laranja. Os índices de ocupação de leitos tem caído de forma contundente nos últimos dias", explicou o secretário.

A Diretoria Regional de Saúde (DRS) XIII, que contempla Ribeirão Preto e outros 25 municípios foi a que mais tempo permaneceu na Fase Vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva. 

"Estamos caminhando para a uma fase Laranja na nossa DRS XIII. Com menos letalidade, positividade e com mais vidas senso poupadas, que é o mais importante. E quem precisar de atendimento de UTI, vai ter à disposição, graças a Deus", comemorou Nogueira.

No momento, segundo a plataforma LeitosCovid.Org, até às 15h desta terça-feira, a cidade de Ribeirão Preto possui 76,8% dos leitos de UTI ocupados e 70,4% dos leitos de ocupação na enfermaria. Ao todo, são 250 leitos de UTI e 272 de enfermagem.Se esses indicadores forem mantidos, a cidade pode avançar para uma fase com regras mais flexíveis do distanciamento social.


Foto: Reprodução vídeo - Alexandre Azevedo/CCS

Compartilhar: