Indígena de oito anos é a primeira criança vacinada no Brasil 
Davi Seremramiwe Xavante, de oito anos, foi a primeira criança a receber a vacina contra a Covid-19 no Brasil 

Indígena de oito anos é a primeira criança vacinada no Brasil 

Xavante de Piracicaba recebeu o imunizante em cerimônia simbólica na tarde de sexta-feira, 14 de janeiro 

A primeira criança vacinada contra a Covid-19 no Brasil foi o garoto indígena de oito anos, Davi Seremramiwe, da etnia xavante e morador de Piracicaba, no interior do Estado de São Paulo. Davi faz periodicamente um tratamento de saúde no Hospital das Clínicas da USP de São Paulo e recebeu o imunizante durante cerimônia simbólica na tarde desta sexta-feira, 14 de janeiro, ao lado do governador João Doria (PSDB).

“O Davi é a primeira criança brasileira a receber a vacina para imunização contra a Covid-19. É um momento histórico para o Brasil. Praticamente um ano após São Paulo iniciar a vacinação aqui no Hospital das Clínicas”, disse o governador. 

A campanha de vacinação infantil em São Paulo começou imediatamente após a entrega do lote inicial de 234 mil vacinas pediátricas da Pfizer à Secretaria de Estado da Saúde.  

Nascido no estado do Mato Grosso, Davi tem uma condição de saúde que afeta as pernas e o obriga a andar com ajuda de uma órtese. Durante nove meses, ele e o pai, o cacique Jurandir Siridiwe, fizeram viagens periódicas à capital paulista para que Davi fosse tratado no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas. 

Desde o início do ano passado, Davi mora com uma tutora na cidade de Piracicaba, na região de Campinas, que o acompanha nas consultas rotineiras que garoto faz no HC com médicos das áreas de reabilitação e neurologia. 

Cronograma estadual 

Durante a primeira etapa da campanha de vacinação infantil, o Plano Estadual de Imunização recomenda que as 645 Prefeituras do estado priorizem crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. A estimativa é que 850 mil menores nestas condições sejam vacinados de forma prioritária. 

O Ministério da Saúde encaminhou 234 mil doses para a Secretaria de São Paulo nesta sexta. A expectativa do Governo do Estado é que o órgão federal encaminhe novos lotes a partir da próxima semana. 

Nesta semana, o governo paulista disponibilizou o pré-cadastro para vacinação de crianças na plataforma Vacina Já. O preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos postos, evitando filas e aglomerações. 

Para cadastrar os filhos, pais e responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário. Se o processo não puder ser feito pela internet, os pais não precisam se preocupar, pois o cadastro completo poderá ser feito presencialmente nas unidades de vacinação. 

*Com informações do Governo do Estado de São Paulo


Foto: Divulgação/Governo de São Paulo 

Compartilhar: