Interior ultrapassa capital em número de casos de Covid-19 em São Paulo
Sistema oficial de notificação de casos leves de Covid-19, o E-SUS do Ministério da Saúde,  apresentou instabilidade técnica

Interior ultrapassa capital em número de casos de Covid-19 em São Paulo

Municípios do interior registram 170,5 mil casos da doença

Pela primeira vez, o interior de São Paulo ultrapassou a capital no número total de casos confirmados do novo coronavírus.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o interior soma 170.515 casos confirmados da doença [40,35% do total de casos] e a capital, 167.801 [39,71%]. O restante de casos é registrado na Grande São Paulo e na Baixada Santista. Até o momento, o estado contabiliza 439.446 casos confirmados do novo coronavírus, com 20.532 mortes.

Na última segunda-feira, 20, o interior já havia ultrapassado a Grande São Paulo [excetuando a capital] no total de óbitos provocados pelo vírus, o que mostra a interiorização da epidemia no estado paulista.

"Na semana [epidemiológica] 20, o interior representava 14,07% dos óbitos que ocorreram naquela semana. Na semana [epidemiológica] 25, esse número foi para 33,87%. E agora na semana passada [29ª Semana Epidemiológica], 45,91%, comprovando a interiorização da pandemia", afirmou Vinholi.

Casos e testes "represados"

O Estado de São Paulo registrou, nessa quarta-feira, 22, 20.532 óbitos e 439.446 casos confirmados do novo coronavírus. Dos 645 municípios, houve pelo menos uma pessoa infectada em 637 cidades, sendo 439 com um ou mais óbitos. O estado registrou recorde de novos casos de coronavírus em 24 horas, com 16,7 mil confirmações. Mas, ainda segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o sistema oficial de notificação de casos leves de Covid-19, o E-SUS do Ministério da Saúde,  apresentou instabilidade técnica na última semana, que dificultou a inserção de dados por parte dos municípios, conforme reportado pelo próprio DataSUS. 

"A pasta prosseguiu com a extração diária dos dados disponíveis em sistema para divulgação à imprensa e toda a sociedade, sempre com a compromisso pela transparência. Assim, o dado de hoje, que aponta salto de 16 mil casos desde ontem, decorre desse represamento no processo de notificação. Portanto, os dados não significam um crescimento na velocidade da transmissão do coronavírus no Estado de SP, já que o acumulado de novos casos dos últimos sete dias apresentam queda de 10% comparado com os dados dos sete dias anteriores", informou a nota. 


Foto: Robson Valverde/SES-SC

Compartilhar: