Laboratório móvel do Instituto Butantan começa a funcionar em Ribeirão nesta segunda-feira, 6
Diagnóstico dos pacientes será feito em 24h

Laboratório móvel do Instituto Butantan começa a funcionar em Ribeirão nesta segunda-feira, 6

Equipamento está instalado no calçadão da Praça XV de Novembro; objetivo é acelerar o diagnóstico de exames de Covid-19

LabMóvel, laboratório itinerante do Instituto Butantan, começa a funcionar a partir das 8h30 desta segunda-feira, 6, em Ribeirão Preto. De acordo com a prefeitura, o laboratório tem o objetivo de acelerar o diagnóstico de exames de Covid-19, além de sequenciar e mapear o vírus SARS-CoV-2 e as variantes que circulam na cidade.

O equipamento está instalado no calçadão da Praça XV de Novembro e porta uma alta tecnologia, que vai possibilitar o diagnóstico de pacientes em 24 horas a partir do momento em que as amostras chegam ao contêiner. Já o sequenciamento leva de três a seis dias. O processo entre a testagem de amostras e a análise das variantes tem a duração de 10 a 12 dias.

Por meio de três sequenciadores genéticos, com parte das amostras que deram positivo no exame RT-PCR, é possível saber quais são as regiões mais críticas e as variantes predominantes em cada Departamento Regional de Saúde (DRS).

O laboratório itinerante possui extrator de DNA, centrífuga, geladeira e freezer para armazenamento das amostras e capacidade de processar até três mil amostras de exames RT-PCR por semana. As amostras serão encaminhadas ao laboratório pelo serviço de saúde de Ribeirão Preto e região. 


Foto: Divulgação

Compartilhar: