Laudo comprova fraude em aplicação de dose da vacina em Ribeirão Preto
A princípio, a enfermeira foi afastada após a suposta aplicação de uma dose da vacina, mas já retornou ao trabalho

Laudo comprova fraude em aplicação de dose da vacina em Ribeirão Preto

Único caso comprovado até o momento ocorreu no dia 8 de março; Prefeitura abriu sindicância para apurar

* Matéria atualizada às 17h06 

Um laudo elaborado pelo Instituto de Criminalística, a pedido da Polícia Civil, comprovou que no dia 8 de março uma enfermeira simulou aplicar uma dose da vacina contra Covid-19, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Juliana, Zona Leste de Ribeirão Preto. A vacina seria aplicada em uma idosa de 84. A ação foi filmada pelo filho da paciente que receberia o imunizante, e publicada nas redes sociais. 

Segundo o laudo, não houve alteração na posição da rolha de retenção da seringa, indicando que o líquido não foi injetado. O Ministério Público deverá oferecer uma denúncia pela infração ao Estatuto do Idoso e crime contra a saúde pública.

A infração ao Estatuto do Idoso diz respeito ao artigo 97. "Deixar de prestar assistência ao idoso, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, em situação de iminente perigo, ou recusar, retardar ou dificultar sua assistência à saúde, sem justa causa, ou não pedir, nesses casos, o socorro de autoridade pública", consta na lei.

A princípio, a enfermeira foi afastada após a suposta aplicação de uma dose da vacina. Porém, como prevê a legislação municipal, a servidora retornou ao trabalho enquanto a Secretaria de Saúde instaura sindicância para apurar o caso. "A sindicância foi instaurada nesta sexta-feira, dia 26 de março, portanto, não há decisão sobre o caso.  O retorno às funções após a suspensão preventiva, foi indicado pela Corregedoria, seguindo a legislação vigente", declarou a pasta à época.

A Prefeitura informou que ainda não recebeu o laudo. Até o momento, Ribeirão Preto já aplicou 166 mil doses da vacina contra a Covid-19, sendo que 59 mil pessoas receberam as duas doses. 


Foto: Reprodução

Compartilhar: