Ministério da Saúde diz que Brasil tem um caso suspeito de coronavírus

Ministério da Saúde diz que Brasil tem um caso suspeito de coronavírus

Será feita uma atualização de planos de contingência aos estados; País está em estado de "perigo iminente"

O Ministério da Saúde disse, em uma entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 28, que um caso suspeito de coronavírus é monitorado em Belo Horizonte, Minas Gerais. Segundo o governo, Brasil está em estado de "perigo iminente" para o vírus.

A paciente é uma mulher de 22 anos que estava em viagem à China e desembarcou na capital mineira vinda de Wuhan, cidade isolada pelo governo chinês, onde o vírus se originou. Ela esteve em novembro na cidade. 

Ela está internada desde a última sexta-feira, 24, em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na capital mineira. A mulher passa bem e deverá ser transferida para o hospital Eduardo de Menezes, para acompanhamento.

Com o aumento do nível de alerta global para transmissão do novo coronavírus, o Ministério da Saúde pedirá a atualização de planos de contingência aos estados.

Sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, é considerado caso suspeito do novo coronavírus a pessoa que apresenta sintomas da doença, como febre, tosse e dificuldade para respirar. Além disso, o paciente precisa ter viajado para área com transmissão ativa do vírus nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas.

Desde o fim de semana os aeroportos brasileiros divulgam alerta da Anvisa sobre o coronavírus. A mensagem reforça procedimentos de higiene e diz que os passageiros que apresentarem sintomas relacionados ao vírus devem procurar um agente de saúde.


Imagem: Arquivo Revide

Compartilhar: