Morador de Ribeirão Preto com suspeita de covid-19 faz alerta para o novo coronavírus

Morador de Ribeirão Preto com suspeita de covid-19 faz alerta para o novo coronavírus

Odonio dos Anjos, que aguarda o resultado do exame para a covid-19, participou de um congresso na Índia e, depois de um dias já no Brasil, começou a ter alguns sintomas

O empresário Odonio dos Anjos, morador de Ribeirão Preto, e a esposa, Beatriz Ferreira, estiveram recentemente na Índia para um congresso. Antes de irem, no final de fevereiro deste ano, se certificaram que não havia casos do novo coronavírus no país do continente asiático. Porém, mesmo com todo o cuidado que tiveram, um pouco mais de 10 dias de volta ao Brasil, Anjos e sua esposa começaram a apresentar alguns sintomas de gripe.  

“Fui para lá no Carnaval, ou seja, no final de fevereiro, e já tinha o vírus na China, mas eu investiguei e não tinha nada na Índia. Minha esposa foi me acompanhando, fui trabalhar e ela foi junto comigo. Em Mumbai, cidade em que o congresso foi realizado, ficamos tranquilos, passeamos um pouco, e não ficamos sabendo de nada enquanto estávamos lá”, explicou.

Segundo o empresário, os casos da covid-19 só começaram a serem confirmados em Mumbai quando eles já estavam voltando para o Brasil. Assim que chegaram ao País, no dia 3 de março, ele e a esposa foram trabalhar normalmente, e até fizeram uma festa para alguns amigos.

“Então, quando voltamos para o Brasil, não nos preocupamos em nos isolar, pois se eu soubesse que eu estava vindo de um país com casos suspeitos, a primeira coisa que eu e a minha esposa iríamos fazer era ficar em isolamento. Fomos trabalhar normalmente, fizemos uma festa para alguns amigos, até porque tínhamos presentes para eles. Eu participo do Bossa Nova, que é um coral aqui de Ribeirão Preto, que ensaia aqui em casa, então fizemos o ensaio e tudo estava tranquilo”, disse o empresário.

No dia 14 de março, no sábado seguinte da volta ao Brasil, o empresário teve uma diarreia e, no domingo, 15, sua esposa começou a ter os sintomas – dor de garganta, no corpo e tosse seca. “E eu também, além da diarreia, estava com esses sintomas. Na segunda-feira, como tínhamos voltado de um lugar que não tinha nenhum caso, fomos trabalhar, só que com a pandemia, eu e meu seu sócio, que temos uma empresa de informática, decidimos colocar todo mundo em home office por prevenção”.

Foi depois do almoço do dia 16, que o empresário conta que os sintomas começaram a se agravar. “Eu liguei para um amigo e médico, e relatei tudo isso a ele. Foi aí que ele me disse que eu estava vindo da Índia e tinha casos lá. Fomos olhar na internet e vimos que tinha um monte de casos lá na época, e Mumbai virou o epicentro do vírus na Índia. Neste momento, começamos a ficar preocupados”, relata dos Anjos.

Na mesma hora, o médico pediu para o casal avisar as pessoas que tiveram contato com eles naqueles dias e pedirem para que elas também ficassem em isolamento. “Na segunda-feira já fomos isolados, chegamos em casa e a primeira providência que tomamos foi pedirmos para a senhora que trabalha conosco não vir em casa. Mas até aí, não ligamos muito para a doença, pois os sintomas estavam leves”.

Na última sexta-feira, o empresário teve algumas complicações e, após tomar um susto, resolveu gravar um vídeo para alertar as pessoas sobre o novo coronavírus, que tem vitimado milhares no Brasil e mundo.

“Eu tive uma complicação, tem um teste de segurar a respiração por 10 segundos, para ver se você está bem do ponto de vista pulmonar. Eu segurei e me deu uma tontura. Logo em seguida, ligamos para o nosso médico e ele pediu para fazermos uma tomografia”, conta dos Anjos.

No momento de realizar a tomografia, dos Anjos disse que sentiu muita agonia, pois as pessoas já estavam comentando se não era melhor tê-lo mandado direto para a ventilação precoce, medida adotada para tratar os casos mais graves da covid-19. “Enfim, voltei para a casa rápido, nunca tinha visto fazer um exame em minutos, e todo mundo já sabia no hospital que eu estava com a suspeita, então nem me deixaram pegar em maçaneta e nada do tipo. Entrei no local que eu iria fazer o exame e já sai imediatamente para o meu carro e voltei para casa”.

Depois, o médico do casal ligou para passar o resultado do exame, que, de acordo com empresário, mostrou que o pulmão estava pouco comprometido, pois foi descoberto no início. “É um início do comprometimento, que é claro do coronavírus, ele vai comprometendo e espessando o seu pulmão até causar insuficiência respiratória, mas no meu caso ainda estava no começo, e foi possível fazer o tratamento, e o protocolo que agora já está chegando no Brasil, que é o medicamento que está sendo indicado para o tratamento e um antibiótico”, explica.

Atualmente, o empresário passa bem e não precisou de internação. Já sua esposa, não chegou a desenvolver os sintomas graves da covid-19. “Foi um alívio, eu tomei o remédio, e duas horas depois eu já estava bem melhor, eu ainda estou um pouco entupido, mas no dia eu estava bem mal, eu não conseguia falar, só tossia o tempo inteiro. Mas me sinto bem melhor”.

Dos Anjos faz um apelo para as pessoas ficarem em casa, pois esse será o único jeito de vencer o novo coronavírus. “As pessoas ainda não entenderam que é um problema muito grave, na hora que começarem a falecer algumas pessoas a ficha da população vai começar a cair. Nós ainda estamos um pouco antes do que aconteceu na Itália, com quase mil mortes em um dia, uma coisa terrível. Então, as pessoas precisam estar conscientes, é claro que a gente falar em se isolar para quem mora em uma periferia ou para quem não tem recursos, é uma coisa que não existe, mas quem é possível fazer, faça, quem puder colocar seus funcionários em casa isolados, faça. Precisamos ficar em casa para vencermos”, finaliza.

O empresário e a esposa aguardam os resultados dos exames, que possivelmente ficarão pronto no dia 27 de março. 

Para conferir o alerta que Odonio dos Anjos fez clique aqui.


Foto: reprodução Facebook

Compartilhar: