Municípios paulistas com baixo índice de isolamento serão excluídos de reabertura

Municípios paulistas com baixo índice de isolamento serão excluídos de reabertura

Ribeirão Preto está na lista das cidades com piores desempenhos no final de semana, diz Governo do Estado

Cidades com piores índices de isolamento social serão excluídas da reabertura gradual da economia, prevista para começar no dia 11 de maio, declarou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nessa segunda-feira, 4. Ribeirão Preto está na lista dos municípios que registraram os piores índices de isolamento social no último final de semana.

Após ler a lista de cidades com os piores índices -entre elas, Ribeirão- Doria alertou que esses municípios precisam melhorar os seus índices, “principalmente se desejarem ter algum tipo de flexibilização. Não havendo o índice superior a 50%, já por este item, as cidades estarão automaticamente excluídas de qualquer flexibilização”, disse Doria.

Essa taxa de isolamento é calculada nas 104 cidades com mais de 70 mil habitantes no estado, por meio de um acordo com quatro operadoras de telefonia. Segundo explica o governo, as informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário.

Veja a lista das cidades com o pior resultado no sábado, 2, citadas durante a entrevista coletiva dessa segunda, 4:

Sorocaba, Jundiaí e Americana: 50%

Assis, Itapeva, Sumaré, Itatiba, Piracicaba, Santa Barbara d'Oeste e Barueri: 49%

Marília: 48%

Matão e Ribeirão Preto: 47%

São José do Rio Preto, Bauru e Araraquara: 46%

Limeira: 45%

Araçatuba, Presidente Prudente e Catanduva: 44%

Ainda segundo o levantamento do governo, Ribeirão Preto atingiu, em abril, o menor índice de isolamento no dia 29, com 40%. Já no domingo, 5, o índice subiu para 53%.

O município tem 300 casos confirmados de Covid-19 e oito mortes, segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde. 

De acordo com decreto municipal publicado no último dia 27 de abril, o comércio de rua pode reabrir em caráter caráter facultativo a partir do dia 11 de maio. Poderão reabrir estabelecimentos com área de venda igual ou inferior a 800m², que optem, preferencialmente, por ventilação natural. Os lojistas deverão respeitar as medidas de distanciamento entre pessoas, fornecer de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos funcionários e com horário de funcionamento apenas de segunda à sexta-feira.

A única mudança em relação ao decreto do dia 27 foi o adiamento da abertura de clínicas de estética, clínicas de podologia, barbeiros, cabeleireiros e clínicas odontológicas. O decreto previa a abertura para o dia 28, porém, a Justiça determinou que fosse reabertos somente no dia 11 de maio.


Arte Revide

Compartilhar: