No primeiro dia da retomada econômica, isolamento volta a cair em Ribeirão Preto
Em comparação com domingo, 31, houve queda de cinco pontos percentuais da taxa de isolamento

No primeiro dia da retomada econômica, isolamento volta a cair em Ribeirão Preto

Segundo ferramenta do Governo Estadual, índice da cidade voltou aos 45% nessa segunda-feira, 1º

No primeiro dia da retomada econômica em Ribeirão Preto, batizada de "retomada consciente" pelo Governo do Estado de São Paulo, o isolamento social voltou a cair para um patamar abaixo dos 50% na cidade. Segundo a ferramenta de acompanhamento do governo, a taxa ficou em 45% nessa segunda-feira, 1º, abaixo da média estadual, de 47%.

Também houve queda na comparação com o índice de isolamento de domingo, 31, no município, que chegou aos 50%. Foi o pior índice para uma segunda-feira, desde o dia 11 de maio, quando a taxa havia ficado em 40%. Na segunda-feira, 25, a cidade alcançou os 50% de isolamento e no dia 18, havia ficado em 46%. 

Nesse primeiro dia de retomada econômica, o Centro de Ribeirão Preto, muitas pessoas se aglomeraram no Calçadão. Situação também registrada nesta terça-feira, 2, com filas em lojas e pessoas sem máscara ou usando a proteção indevidamente. As lojas de rua podem funcionar entre 12h e 16h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o horário será das 10h às 14h. Já os shoppings, podem abrir das 16h às 20h, de segunda até sábado. Os escritórios em geral: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 13h; atividade imobiliária e serviços: segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 13h; e 
Concessionárias e revenda de veículos: de segunda-feira a sexta-feira das 12h às 16h e sábados das 10h às 14h.

Durante transmissão ao vivo na tarde dessa segunda-feira, 1º, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) declarou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Fiscalização Geral atuaram para que as regras do decreto fossem cumpridas. "Apesar de identificar muitas pessoas nas ruas, a maioria fez uso ostensivo das máscaras e grande parte do comércio respeitou o horário autorizado", declarou.

Segundo o prefeito, a GCM atendeu duas ocorrências de descumprimento das regras estabelecidas e a a Fiscalização Geral vistoriou 38 estabelecimentos, autuando cinco por descumprimento das medidas sanitárias. "Se continuar todo mundo na rua, bem provavelmente, vamos ter que regredir", alertou Nogueira.

Foram confirmadas mais duas mortes e 67 novos casos de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, em Ribeirão Preto, nesta segunda-feira, 1º. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, já são 1.217 casos confirmados da doença e 27 mortes. Ao todo, são 5.223 casos notificados e 3.509 descartados.

O Estado de São Paulo registrava, nesta segunda-feira, 1º, 7.667 óbitos e 111.296 casos confirmados pelo novo coronavírus. Entre as pessoas diagnosticadas com a COVID-19, 21.476 foram internados, curados e tiveram alta hospitalar. Das 645 cidades, houve pelo menos uma pessoa infectada em 526 municípios, sendo 267 com um ou mais óbitos.


Foto: Luan Porto

Compartilhar: