Nogueira critica as novas restrições do Plano SP para as festas de final de ano
Apesar de não concordar, o prefeito afirmou que seguirá as determinações do Governo de São Paulo

Nogueira critica as novas restrições do Plano SP para as festas de final de ano

Em coletiva de imprensa nessa terça-feira, 22, o prefeito de Ribeirão Preto se posicionou contra as medidas do Governo de São Paulo

Na última terça-feira, 22, durante apresentação dos últimos representantes da administração municipal para a gestão 2021/2024, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) disse que respeita a decisão imposta pelo governo de São Paulo, que determinou novas restrições e o retrocesso na fase vermelha durante o final do ano, mas que não vê eficácia na determinação.

Nogueira cita o exemplo do Reino Unido, onde também foram adotadas essas medidas que, na prática, não deixou nenhum impacto significativo nos gráficos da doença. “O lockdown de curto prazo realizado no mundo todo não surtiu efeitos, e vários trabalhos da literatura já desenvolvidos na aprendizagem que a medicina teve de dezembro do ano passado, quando surgiu o primeiro caso, para cá mostra que esses fechamentos intermitentes não sendo fechamentos totais e, no mínimo, de 15 dias não apontam redução nos novos casos e nem na gravidade de doenças daqueles que foram internados ou que forem testados positivos”, afirmou Nogueira.

O prefeito citou que com base no conhecimento obtido pelo secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, e pelo diretor da Fiocruz, Rodrigo Stábile, que integram o comitê local de enfrentamento à doença, é necessário levar em conta a densidade populacional para se medir a eficácia das medidas de isolamento de curto prazo. “Acho que esse encurtamento de 72h, pulando uma semana para outra, não vai alterar nem a diminuição e nem o aumento de novos casos. Precisamos ficar atentos com os indicadores dos exames que estão sendo feitos, aqueles que estão tendo um agravamento para não deixar as pessoas morrerem, salvar as vidas e trabalhar para que a vacina seja aplicada o mais rápido possível”, apontou.

Nogueira também explicou que respeita o que foi decidido pelo Comitê de Contingência do Plano SP, e que não tem a intenção de contrariar o governo. “Não tenho elementos para ir contra essa ordem, até porque o Supremo Tribunal Federal declarou que os municípios não têm poder liberalizante perante as restrições impostas pelos Estados, mas essa aqui é a minha opinião”, disse. “O Plano SP está em vigor, a Prefeitura de Ribeirão Preto não vai publicar nenhum decreto, porque ele por si só define os critérios”, concluiu Nogueira.


Foto: Acervo Revide

Compartilhar: