Nova classificação do Plano São Paulo será antecipada e terá regras mais rigorosas
Subgrupo do Centro de Contingência ao Coronavírus Estadual elaborou o novo método com o intuito de endurecer a quarentena

Nova classificação do Plano São Paulo será antecipada e terá regras mais rigorosas

Nesta sexta-feira, 15, regiões do estado devem passar para fases mais restritivas; reclassificação estava marcada somente para 5 de fevereiro

O Plano São Paulo terá uma reclassificação nesta sexta-feira, 15, e algumas regiões do estado devem regredir de fase por conta da piora dos índices da pandemia de covid-19. A nova atualização, que estava programada para o dia 5 de fevereiro, foi antecipada porque foram adotados novos parâmetros pela secretaria de Saúde do Estado para medir o avanço da doença em cada região.

Segundo o governador João Doria (PSDB), um subgrupo do Centro de Contingência ao Coronavírus Estadual elaborou o novo método com o intuito de endurecer a quarentena. “Nesta sexta-feira, o governo de São Paulo anunciará uma nova reclassificação do Plano São Paulo tomando como referência estudos que estão sendo finalizados pelo Centro de Contingência do Covid-19, que nós seguimos religiosamente desde o dia 26 de fevereiro desde que tivemos o primeiro caso confirmado”, disse o governador em coletiva de imprensa.

"Nestes últimos dias, o centro de contingência acompanha diariamente a evolução dos indicadores, nós observamos que continuamos com essa tendência e seria necessário antecipar aquela reclassificação que havia sido anunciado na sexta para algumas regiões do estado", explicou o coordenador do comitê, o médico Paulo Menezes.

Pela regra, as antecipações só ocorrem quando há necessidade de impor medidas mais restritivas por conta da piora nos índices de saúde. Entretanto, o coordenador do comitê não deu esclarecimentos sobre o que será anunciado na sexta-feira, 15. Mas, segundo ele, como a avaliação é feita diariamente, ainda não há uma definição sobre quais regiões serão reclassificadas para fases mais restritivas. "E é necessário que todos contribuam para que nós possamos seguir em frente nesta situação", completou Menezes.

Na sexta-feira passada, 8, o governo já havia anunciado mudanças nas regras de cada fase, e a DRS de Ribeirão Preto permaneceu na fase amarela. A reclassificação das regiões do estado, na 17ª atualização do plano, faz parte das medidas de combate à pandemia do novo coronavírus. A última atualização do plano foi realizada no dia 30 de novembro e a próxima atualização será feita no dia 5 de fevereiro. 

Segundo as novas regras, ficou mais difícil o avanço de fase no Plano São Paulo. A partir de agora, as regiões precisarão ter indicadores melhores para alcançar fases mais flexíveis:

Endurecimento para avançar para a Fase Verde

Como era: Região precisava alcançar 40 internações por 100 mil habitantes e 5 óbitos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Como ficou: Região precisa alcançar 30 internações por 100 mil habitantes e 3 óbitos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Endurecimento para classificação na Fase Laranja

Como era: Parâmetro de taxa de ocupação UTI Covid para Fase Laranja: 75%.

Como ficou: Parâmetro de taxa de ocupação UTI COVID para fase laranja: 70%

Mudança dos indicadores de evolução da pandemia

Como era: Indicadores de variação para casos, óbitos e internações, com parâmetros para todas as fases. Indicadores de incidência para internações e óbitos, com parâmetros para avançar para fase Verde.

Como ficou: Indicadores de incidência para casos, internações e óbitos, com parâmetros para avançar para fases Laranja, Amarela e Verde.

Novas regras de funcionamento

Também foram divulgadas novas regras de funcionamento para o comércio e serviços nas fases Amarela e Laranja. 

Fase Laranja
- Ampliação das atividades permitidas para todos os setores;
- Capacidade limitada: de 20% para 40% de ocupação para todos os setores;
- Funcionamento máximo de estabelecimentos limitado: de 4 para 8 horas por dia;
- Parques estaduais abertos;
- Proibição de atendimento presencial em bares;
- Restrição de atendimento presencial até as 20h em todos os estabelecimentos.

Fase Amarela
- Todas as atividades em funcionamento;
- Capacidade limitada a 40% de ocupação para todos os setores;
- Funcionamento máximo de estabelecimentos limitado a 10 horas por dia;
- Parque estaduais abertos;
- Restrição de atendimento presencial até as 20h em bares;
- Restrição de atendimento presencial até as 22h em todos os demais estabelecimentos.

Indicadores

Ribeirão Preto está próximo do limite para a fase laranja, de acordo com as novas regras divulgadas pelo governo estadual.


Arte Revide

Compartilhar: