Novo coronavírus: Prefeitura de Ribeirão declara situação de emergência por 180 dias
Prefeito e Secretário da Saúde fizeram coletiva de imprensa no final da manhã desta quinta-feira, 19

Novo coronavírus: Prefeitura de Ribeirão declara situação de emergência por 180 dias

Nenhum caso de covid-19 foi confirmado e 71 estão em investigação; eventos estão proibidos e academias, clubes e shoppings serão fechados

A Prefeitura de Ribeirão Preto decretou situação de emergência por 180 dias para conter o novo coronavírus na cidade. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, no final da manhã desta quinta-feira, 19. Oficialmente, nenhum caso de covid-19 foi confirmado em Ribeirão Preto, segundo a prefeitura. A cidade aguarda o resultado de teste de 71 casos suspeitos, 13 já foram descartados.

Com o decreto, fica proibido em Ribeirão Preto, até o dia 5 de abril, todo tipo de aglomeração. 

Os estabelecimentos têm recomendação para suspender o funcionamento, exceto farmácias, estabelecimentos médicos e mercados.

Estão proibidos todos os eventos públicos e privados, visitas em hospitais, cinemas, clubes, academias, casas noturnas, bares, teatros, museus, centros culturais e bibliotecas. Feiras livres estão permitidas.

A partir desse sábado, 21, os shoppings também ficarão fechados até o dia 5 de abril, mas há possibilidade de prorrogar. Segundo explicou o prefeito, caso haja serviços médicos e farmácias nos estabelecimentos, o funcionamento será revisto.

Restaurantes, lanchonetes e serviços de alimentação podem funcionar, mas com metade da lotação permitida. Já os velórios terão limite de 10 pessoas por sala e só podem abrir das 7h às 19h. 

VEJA COMO SERÃO AS REGRAS PARA AS DEMAIS LOJAS DO COMÉRCIO: 

Covid-19: Comércio e serviços em Ribeirão Preto têm regras estabelecidas por decreto

Segundo o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), a desobediência dessas medidas vai ser configurada como crime à saúde pública.

"Isolamento social é a melhor forma de combater a disseminação do vírus. Estamos ainda em uma etapa intermediária, por não termos nenhum caso confirmado. O objetivo é conter a disseminação do vírus", diz o secretário de Saúde Sandro Scarpelini.

Também foi instituída a criação oficial da Comitê Técnico de Contingência do covid-19 em Ribeirão Preto. 

Ainda de acordo com o decreto de estado de emergência, a partir desta sexta-feira, 20, todas as UBS vão distribuir equipamentos de proteção e, se for preciso, farão exames e tratamento compulsório. Também há a possibilidade a contratação de pessoal, por tempo determinado, para atendimento. Férias e licença-prêmio de funcionários da saúde também estão suspensas. Funcionários de grupo de risco da prefeitura -idosos, grávidas, lactantes e pessoas com comorbidades- estarão em home office a partir desta quinta-feira, 19.

"Hoje, anunciamos medidas de natureza sanitária, nos próximos dias, vamos anunciar medidas de natureza econômica para conter os efeitos da atual situação de contenção", disse Nogueira.

Confira lista das atividades que devem ser suspensas em Ribeirão Preto:

Qualquer evento público e privado, de qualquer natureza;

Visitas a hospitais em pacientes internados e presença de acompanhantes em pronto atendimento, exceto nos casos previstos em lei;

Cinemas, clubes, academias, clínicas de estética e outros tratamentos de beleza;

Boates, casas noturnas, pubs, bares noturnos;

Feiras, exceto feiras livres;

Museus, teatros, casas de espetáculos, centros culturais, bibliotecas;

Atividades de saúde bucal odontológica, exceto as de urgência e emergência.

 

Veja quais são as exceções do decreto:

Estabelecimentos médicos, farmacêuticos e psicológicos;

Laboratórios de análises clínicas;

Clínicas de fisioterapia,

Clínicas de vacinação;

Empresas distribuidoras de gás;

Postos de combustíveis;

Serviços de entrega a domicilio;

Hipermercados, supermercados e congêneres.

 


Foto: Taina Colafemina

Compartilhar: