Para evitar aglomerações, Prefeitura muda local de vacinação em Ribeirão Preto

Para evitar aglomerações, Prefeitura muda local de vacinação em Ribeirão Preto

Secretaria de Saúde reforçou as recomendações de distanciamento, além de divulgar mudanças na abordagem dos profissionais

Para evitar aglomerações, a Prefeitura de Ribeirão Preto altera, a partir dessa quinta-feira, 4, o local de vacinação contra a Covid-19 para os profissionais autônomos de saúde. A campanha que teve início nesta quarta-feira, 3, foi marcada por longas filas, além da morte de um médico que acompanhava a esposa.

Assim, não serão mais aplicadas doses da vacina no Centro Médico, do Jardim Irajá. Os profissionais de saúde deverão ir até a Sociedade Recreativa, a Recra, com acesso pela Rua Bernardino de Campos, 278. Já o posto instalado na Associação Odontológica de Ribeirão Preto (AORP), na Nova Ribeirânia, fica mantido.

Em coletiva na tarde desta quarta-feira, 3, Luzia Márcia Romanholi Passos, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura, falou sobre as filas e a aglomeração nos locais de vacinação.

"Vamos usar a mesma metodologia, ou seja, vamos receber os profissionais, distribuir as 700 senhas. Só que nós orientamos que as pessoas que irão pegar as primeiras 350 senhas, fiquem para serem atendidas de manhã. Os que receberem 350 senhas seguintes, foram orientados para voltarem ao meio-dia, para ninguém ficar no sol. Só que as pessoas não quiseram ir [embora]. No Centro Médico teve uma triagem mais demorada, então a distribuição da senha demorou um pouco mais", comentou Luzia.

Dessa vez, a triagem dos documentos será feita após a entrega das senhas, o que promete agilizar o processo. A diretora ainda ressaltou que muitos dos profissionais chegaram ao local de vacinação acompanhados de amigos e parentes. A recomendação da Secretaria de Saúde, para evitar aglomerações, é de que apenas as pessoas que forem receber a dose compareçam ao local.

Outra crítica recorrente dos que ficaram na fila foi a de que deveria haver uma distinção por classe de cada profissional, além de priorizar os trabalhadores ativos e não os aposentados, que não atuam mais na linha de frente.

"Estudamos essa possibilidade [por classe], mas só de cirurgião dentista, temos mais de 2,8 mil cadastrados em Ribeirão Preto, mais os atendentes de consultório dentário e técnicos em odontologia, só aí consumiríamos quase 90% das doses. Se atendermos só uma categoria, deixaríamos outros médicos. Estudamos todas as possibilidades", respondeu Luzia.

Sobre um possível agendamento, que reduziria filas, a diretora da Vigilância em Saúde explicou que muitos dos profissionais não possuem cadastro no sistema Hygia, que é o banco de dados utilizado pelo sistema único de saúde.

"Para fazer o agendamento no nosso sistema de saúde, todo mundo tem que ter o sistema Hygia. E muitas pessoas tem convênios e não o tem. Isso também foi um impeditivo para fazermos um agendamento", argumentou.

Por fim, Luzia recomendou que a população tenha paciência, já que este é apenas o primeiro passo de uma longa campanha de vacinação. “Esta será uma primeira fase, portanto, é preciso que todos tenham consciência e paciência para que possam ser imunizados, já que há uma limitação no número de doses. Ribeirão Preto já solicitou mais doses para complementar a vacinação”, concluiu.

Nesta quarta-feira, todas as 1,4 mil doses previstas foram aplicadas. Os postos encerraram as atividades às 14h30. 

Morte

Um médico de 52 anos morreu na fila de vacinação contra a Covid-19, nesta manhã, no Jaridm Irajá, Zona Sul de Ribeirão Preto. A vítima, um gastroenterologista, foi vacinado na semana passada no município de Serrana, e apenas acompanhava a esposa que seria vacinada em Ribeirão Preto.

Segundo as primeiras informações, o homem teria tido uma convulsão e foi atendido Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o médico foi prontamente atendido pela equipe do Samu, mas não resistiu e faleceu no local. A pasta lamentou o caso.

"Ele foi vacinado no local em que ele trabalha. Isso será investigado pelo município que fez a aplicação da vacina [Serrana]. Sempre quando temos uma aplicação de vacina próxima e ocorre alguma evolução, fazemos a investigação", comentou Luzia.

Vacinação idosos

A vacinação dos idosos está prevista para começar na próxima segunda-feira, 8. Detalhes sobre os locais de vacinação e demais regras serão definidos em reunião das autoridades de saúde nessa quinta-feira, 4. Até o momento, o que se sabe é que em um primeiro momento, a campanha irá priorizar os idosos acima dos 90 anos. 

Vacinação profissionais liberais da Saúde

Locais

- AORP - Associação Odontológica de Ribeirão Preto, Rua Alice Além Saadi, 650, Nova Ribeirânia

- Sociedade Recreativa, Recra, Rua Bernardino de Campos, 278, Centro

Horário

- Das 9h às 15h, durante a quinta-feira, 4, e sexta-feira, 5.

Documentos

- O profissional de saúde deverá apresentar o documento do conselho de categoria do qual ele faz parte e um comprovante de residência

Quem pode tomar a vacina

- Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de laboratório, auxiliares e técnicos de enfermagem, auxiliar de consultório dentário e técnico de higiene dental.

- Recepcionistas, secretárias e outros trabalhadores de instituições de saúde que não tenham conselho de classe ativo não serão vacinados neste momento.

Atenção

- Não serão vacinados profissionais de saúde que adoeceram de Covid-19 nos últimos 30 dias

- Serão distribuídas 700 senhas, em cada posto de vacinação, a partir das 8h. Será orientado aos que receberem até a senha  350, que aguardem no local. Da senha 351 até a 700, será aconselhado que volte a partir das 12h.

- Após a distribuição das senhas, será formada uma fila preferencial para as pessoas com mais de 60 anos de idade

- É recomendado ir sem acompanhantes, para evitar aglomerações.


Foto: Luan Porto

Compartilhar: