Prefeitura de São Paulo discute "passaporte da vacina"
O aplicativo ainda servirá para que as pessoas consultem seus calendários de vacinação

Prefeitura de São Paulo discute "passaporte da vacina"

Aplicativo que comprova a vacinação servirá para entrada em restaurantes, bares e eventos

A Prefeitura de São Paulo anunciou na última segunda-feira, 23, o “passaporte de vacina”. O documento, emitido por um aplicativo, será utilizado para entrada em eventos, restaurantes, bares, etc., “O conceito principal é que os estabelecimentos só vão poder aceitar pessoas que estejam com vacina.”, disse prefeito Ricardo Nunes (MDB) em coletiva de imprensa.

Contudo, após o anúncio, o secretário da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, voltou atrás na obrigatoriedade do passaporte e afirmou que a medida é opcional para bares e restaurantes, contudo, em teatros e eventos o comprovante ele será exigido.

Os munícipes devem baixar o aplicativo, que tem data prevista de lançamento para sexta-feira, 27, fazer o cadastro e gerar um QR Code. Segundo a prefeitura, o código emitido pelo aplicativo, informará se o cidadão em questão tem alguma vacina atrasada. “Se o estabelecimento estiver com pessoas sem vacina e isso for observado pela Vigilância Sanitária, ele sofrerá multa.” diz prefeito.

O aplicativo ainda servirá para que as pessoas consultem seus calendários de vacinação. De acordo com Nunes, “muitos não tomaram a segunda dose – hoje são 211 mil na cidade de São Paulo – por conta de esquecimento. Então pelo aplicativo no celular ela vai fazer a leitura e identificar a data da vacinação.”

Poupatempo digital

Diante da exigência da comprovação da vacinação, o Poupatempo digital tornou possível que os cidadãos tenham acesso às suas carteiras de vacinação digitais, com as mesmas informações da impressa. Além disso, também pelo aplicativo, é possível realizar o pré-cadastro de vacinação, em que o usuário é direcionado para o site Vacina Já.

Ribeirão Preto

Questionada sobre se uma medida parecida pode ser adotada em Ribeirão Preto, a Prefeitura se limitou a declarar que, no momento, prioriza o processo de vacinação para conter o avanço da pandemia. No município, já foram vacinadas 488 mil  pessoas com a primeira dose; 202 mil  já receberam a segunda  dose; e 18 mil receberam a vacina de dose única.


Foto: Governo de São Paulo

Compartilhar: