Pesquisa da USP de Ribeirão Preto vai mapear contágio e circulação da Covid-19 em Pitangueiras

Pesquisa da USP de Ribeirão Preto vai mapear contágio e circulação da Covid-19 em Pitangueiras

O estudo, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, selecionou 150 moradias para o mapeamento, que terá duas etapas

Em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Pitangueiras, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP-RP) iniciou na última segunda-feira, 24, a primeira etapa de um inquérito epidemiológico do novo coronavírus no município, que seguirá até o próximo sábado, 29. A pesquisa segue a mesma linha da que ocorreu em Ribeirão Preto, no mês de maio. 

O trabalho visa verificar a circulação atual do vírus e realizar um mapeamento do contágio. Para isso, a FMRP-USP selecionou 150 moradias, de diferentes regiões da cidade, de acordo com critérios produzidos pela própria faculdade.

Orientadas pela USP, equipes da secretaria da Saúde estão coletando amostras de sangue para realização do teste rápido e material para o exame de PCR Swab de uma pessoa de cada residência selecionada para o levantamento. O morador foi escolhido por meio de sorteio.

Além de coletar materiais para o estudo, o trabalho também inclui a distribuição de folders educativos sobre a Covid-19, orientações sobre prevenção à doença e levantamento de pessoas com sintomas de gripe ou síndrome respiratória, que estão sendo encaminhadas para atendimento médico.

A segunda etapa da pesquisa ainda não tem uma data definida para ocorrer.


Foto: Candid_Shots por Pixabay (IMAGEM ILUSTRATIVA)

Compartilhar: