Pontos de vacinação estão prontos para iniciar a aplicação das doses em Ribeirão Preto
Vacinas saíram hoje de São Paulo para o interior

Pontos de vacinação estão prontos para iniciar a aplicação das doses em Ribeirão Preto

RibeirãoShopping e ShoppingSantaÚrsula são dois dos maiores pontos para a vacinação contra a covid-19 na cidade

Dois dos maiores pontos para a vacinação contra a covid-19 em Ribeirão Preto, os centros de compras RibeirãoShopping e ShoppingSantaÚrsula, estão prontos para começar a aplicação das doses da CoronaVac. Agora, o início depende do envio de mais doses do imunizante para Ribeirão, já que as 6,5 mil doses que chegam nesta segunda-feira, 18, são destinadas aos profissionais de saúde do Hospital das Clínicas (HC) e serão aplicadas no hospital.

Além dos pontos nos empreendimentos, haverá as 37 salas de vacinação da rede pública de Saúde e um ponto de vacinação drive-thru, no estacionamento do Estádio Santa Cruz (Botafogo),  no NGA - Núcleo de Gestão Assistencial (Rua Minas, 895 – Campos Elíseos) e Centro Médico (Rua Thomaz Nogueira Gaia, 1275 – Jardim Irajá).

Ainda não foram definidas a quantidade de doses que será encaminhada a cada um desses locais. Mas, a prefeitura informou que já tem um estoque de seringas e agulhas suficientes para fazer 50 mil doses. Nesses primeiros dias, serão 32 mil profissionais de saúde dos setores público, privado e filantrópico a serem vacinados, em seguida, começa a vacinação dos idosos acima de 75 anos (32.806), depois, idosos entre 70 e 74 anos (21.269), pessoas entre 65 e 69 anos (28.663) e pessoas entre 60 e 64 anos (35.537). Ao todo, essa faixa prioritária tem 150 mil pessoas a serem imunizadas, portanto, a prefeitura precisará de mais 250 mil seringas e agulhas para concluir a vacinação dessas 300 mil doses.

A imunização será feita em duas doses, com o intervalo de três semanas entre a primeira e a segunda aplicação.

Na sexta-feira, 15, Vander Giordano, vice-presidente Institucional da Multiplan, esteve em Ribeirão Preto para reuniões sobre o esquema de vacinação nos dois shoppings da rede na cidade. “Ribeirão está fazendo um bom trabalho e se preparou bem para colocar em prática o plano de vacinação. E, quanto mais rápido conseguirmos iniciar as aplicações os pontos, mais eficiente será o plano. Por isso o RibeirãoShopping e ShoppingSantaÚrsula já estão prontos para o início da aplicação”, contou.

Vander Giordano, vice-presidente Institucional da Multiplan, esteve em Ribeirão / Foto: Tábata Barbosa

Segundo o executivo, a participação dos empreendimentos é essencial para ampliar a campanha e contribuir para reverter o cenário de pandemia e de crise, que prejudicou seriamente o fluxo no setor de shoppings. “A população precisa ser vacinada, é o que vai trazer a vida ao seu curso normal”, explicou Vander Giordano, que destacou a importância da iniciativa privada nesse processo de imunização. “Essa combinação é muito importante.”

O ponto de vacinação no RibeirãoShopping deverá num dos estacionamentos e, no ShoppingSantaÚrsula, no Piso Térreo. “Conhecemos essa rotina de cuidados e preservação dos clientes, além de seguir todas as medidas de segurança. Estamos absolutamente prontos para o início da vacinação.”

Localizado nas zonas Sul e Central da cidade, os shoppings devem atender à população residente dessas regiões.

Ao todo, em todos os locais de imunização em Ribeirão, serão mobilizados 606 profissionais da saúde para a execução do Plano de Imunização, dos quais 42 enfermeiros, 282 auxiliares de enfermagem e 282 agentes comunitários de saúde. O custo desses recursos humanos, incluindo as horas extras, será da ordem de R$ 991 mil, além de R$ 61 mil em insumos complementares, conforme estimado pela Secretaria da Saúde.

Primeira vacinada no interior

A primeira vacinada contra a covid-19 do interior de São Paulo é técnica de Enfermagem do HC de Campinas (Unicamp). Liane Santana Mascarenhas Tinoco nasceu em 1971 em Itaberaba, Bahia. Moradora de Campinas há 16 anos, trabalha no HC desde 2010. Liane atua na enfermaria específica para casos de Coronavírus desde o início da pandemia, ajudando a salvar vidas. 

O HC de Campinas é o primeiro hospital do interior a iniciar a vacinação de seus 4 mil profissionais. As doses da vacina do Instituto Butantan, que começaram a ser aplicadas nesta tarde, 18, saíram da capital paulista às 8h. Por volta das 15h30 a equipe já estava preparada para vacinar os primeiros profissionais que atuam na unidade.


Foto: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar: