Por dia, Procon Ribeirão Preto registra três reclamações relacionadas ao coronavírus
Denúncias nas relações de consumo sobre o álcool em gel são as mais registradas no Procon de Ribeirão

Por dia, Procon Ribeirão Preto registra três reclamações relacionadas ao coronavírus

Média é relativa às denúncias feitas desde o dia 25 de fevereiro e já representa 35% do total de atendimentos no órgão neste ano

O Procon de Ribeirão Preto registrou, em três meses, 240 denúncias relacionadas ao novo coronavírus. Uma média de três atendimentos por dia. Segundo levantamento do órgão, a maioria das reclamações estão relacionadas à comercialização de produtos essenciais durante a pandemia, como máscaras, álcool em gel e luvas.

 

Clique e confira a entrevista da Revide com o chefe da Divisão de Gerenciamento do Procon Ribeirão, Feres J. Najm

 

O relatório mostra que, desde o dia 26 de fevereiro até esta segunda-feira, 25, foram 128 denúncias relativas ao álcool em gel e 51 sobre máscaras e luvas.

Já os aumentos de preços em supermercados geraram 29 registros de consumidores, enquanto problemas com viagens e passagens somam 25 denúncias no município.

Na divisão por bairros, os consumidores do Centro, com 34 registros, e do Jardim Paulistano, com 12, são os que mais denunciaram problemas de consumo ligados à pandemia. 

Ao todo, 35% dos registos do Procon Ribeirão Preto neste ano tiveram relação com a Covid-19.

Fiscalização

Segundo a Fundação Procon, partindo também das denúncias dos consumidores, as equipes de fiscalização visitaram mais de três mil farmácias, supermercados, hipermercados, entre outros estabelecimentos de 188 cidades do Estado. Quase três mil locais (89% do total) foram notificados a apresentar notas fiscais para verificação da prática de preços abusivos. Até o momento mais de 3 milhões em multas foram aplicados.

Preço abusivo

O consumidor que encontrar algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo, deve registrar reclamação junto ao @proconsp. A diretoria de fiscalização irá apurar a situação e o fornecedor pode ser multado caso a infração seja constatada.

O aumento de preços de itens considerados essenciais neste momento de avanço do novo coronavírus – por exemplo, alimentos, álcool em gel, botijão de gás e máscaras de proteção – prejudica a população e a legislação prevê ser dever do Estado interferir quando observar abusos e quando for necessário proteger a parte mais vulnerável.

Como denunciar, reclamar e obter orientações

Em Ribeirão Preto, o site do Procon tem um espaço para reclamações e atendimento eletrônico, além de uma cartilha com recomendações. O Procon estadual disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet, aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

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