Prefeitura alerta para golpe envolvendo doações para combate ao coronavírus em Ribeirão Preto

Prefeitura alerta para golpe envolvendo doações para combate ao coronavírus em Ribeirão Preto

Golpistas se passam por agentes da Vigilância Sanitária e solicitam doações em dinheiro para compra de EPIs

Segundo nota divulgada nesta sexta-feira, 17, pela Prefeitura de Ribeirão Preto, pessoas se passando por agentes da Vigilância Sanitária estariam ligando para moradores solicitando doações em dinheiro para a compra de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

De acordo com Secretaria Municipal da Saúde, a denúncia partiu de comerciantes que receberam a ligação de um indivíduo, que se identificava como profissional da Vigilância Sanitária, solicitando doações em dinheiro para a compra de EPIs, que seriam utilizados no combate ao novo coronavírus.

"Tal atitude é golpe e que os profissionais da Vigilância Sanitária não solicitam ajuda ou contribuição para qualquer ação", informou a nota do governo municipal.

Dúvidas ou informações sobre esse golpe, entrar em contato com a Divisão de Vigilância Sanitária nos telefones 3977-9353 ou 3977-9429.

Outro golpe

No início do mês, golpistas também tentaram se aproveitar da pandemia do coronavírus na cidade. Segundo profissionais da Educação, uma pessoa ligou para uma família, que tem o filho matriculado em uma escola estadual de Ribeirão Preto, informando que ele teria direito a um voucher de R$ 200 durante o período de quarentena.

Para que fosse possível liberar o dinheiro, uma representante de uma empresa que teria uma parceria com o governo, iria até a casa do estudante. Desconfiada, a mãe do estudante ameaçou acionar a Polícia, o que afugentou o golpista.

Em contato com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, foi informado que o governo não fornece, ou irá fornecer, nenhum auxílio em dinheiro para os estudantes. Muito menos, compartilhar informações pessoais, como telefone e endereço, para empresas. A Secretaria confirmou se tratar de um golpe.

A pasta também informou que caso os pais tenham qualquer dúvida, devem ligar para a Diretoria de Ensino. E que, caso recebam alguma ligação do tipo, devem procurar a Polícia e registrar um boletim de ocorrência.


Foto: Pixabay

Compartilhar: