Prefeitura autoriza eventos, festas e outras atividades em Ribeirão Preto

Prefeitura autoriza eventos, festas e outras atividades em Ribeirão Preto

Decreto de atualização do Plano São Paulo foi publicado nesta sexta-feira, 11

Com a região Ribeirão Preto na Fase Amarela do Plano São Paulo, conforme anunciado pelo Governo Estadual nesta sexta-feira, 11, a Prefeitura de Ribeirão Preto publicou um decreto com as novas regras de retomada das atividades consideradas não essenciais. A partir da próxima segunda-feira, 14, eventos, festas, cinemas, teatros e outras atividades estão liberadas, mediante a adoção de critérios de segurança.

Ainda nesta sexta-feira, 11, o Governo do Estado anunciou que algumas regras do Plano São Paulo serão alteradas. Dessa vez, a atualização das regiões passará a ser mensal e não quinzenal. Ribeirão Segue na Fase Amarela até 9 de outubro. 

Além disso, caso uma região apresente piora nos indicadores ela será rebaixada diretamente para a Fase Vermelha, não havendo mais a Fase Laranja no plano de retomada. A Fase Vermelha é a mais rígida, que prevê o fechamento de todo tipo de estabelecimento que não seja considerado essencial. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, a mudança nas regras torna mais fiel a aferição do governo estadual. Segundo Scarpelini, no início da pandemia, o Estado propunha uma análise semanal e arredondava os indicadores para baixo, ou seja, deixando as regiões mais próximas das fases mais rígidas. Scarpelini acredita que a mudança nos critérios torna o Plano São Paulo mais "plausível" para o momento. "Estamos uma tendência de melhora", acrescentou.

Veja o que há de novo e o que se manteve nas medidas de distanciamento social em Ribeirão Preto:

Eventos: Os eventos realizados em espaços particulares por terceiros (buffets ou similares) poderão funcionar:

a partir de 14 de setembro com 40% da lotação ou até 50 pessoas, o que for menor;

a partir de 28 de setembro com 40% da lotação ou até 100 pessoas, o que for menor;

a partir de 19 de outubro com 60% de ocupação ou até 150 pessoas, o que for menor.

Cinemas, teatros, museus e centros de eventos culturais diversos:  se mantida a classificação na fase amarela, liberados a partir do dia 5 de outubro.

Feiras e eventos públicos de venda e comércio: se mantida a classificação na fase amarela, liberados a partir do dia 5 de outubro.

Parques temáticos, brinquedos coletivos, áreas de recreação infantil: se mantida a classificação na fase amarela, liberados a partir do dia 5 de outubro.

Escolas de música, de teatro, dança e de formação cultural em geral: a partir de segunda-feira, 14 de setembro. Com 40% da capacidade de lotação, distanciamento entre alunos e higienização constante do ambiente.

Cursos não regulados (qualificação, treinamento ou cursos livres): a partir de segunda-feira, 14 de setembro. Com 40% da capacidade de lotação, distanciamento entre alunos e higienização constante do ambiente.

Esportes: permitido somente o funcionamento de centros de treinamento esportivo de alto rendimento, como times profissionais de futebol, vôlei, etc. Esportes coletivos de recreação e amador ainda não estão permitidos. 

Leia mais:
Aulas em escolas particulares de RP serão liberadas neste mês, diz prefeitura

– Não mudam

Shoppings, galerias e estabelecimentos semelhantes: das 12h às 20h, de segunda a domingo com 40% da lotação;

Comércio: das 9h às 17h, de segunda à sábado com 40% da lotação;

Serviços: das 9h às 17h, de segunda à sábado com 40% da lotação;

Salões de beleza, barbearias e similares: das 9h às 17h, de segunda a sábado, com 40% da lotação;

Bares e restaurantes: por até 8 horas diárias, podendo ser intermitentes, om limite até às 22h, de segunda a sábado e com 40% da lotação;

Consumo local (padarias, lojas de conveniência etc.): recomendável em locais arejados, por até 8 horas diárias, com distância entre as mesas e com 40% da capacidade de lotação

Ônibus:  Fica mantida a redução da quantidade de veículos em circulação, com exceção dos horários de pico, tanto pela manhã (5h30 às 8h30), quanto no período da tarde (16h às 19h). Segundo a Prefeitura, a oferta de linhas será controlada pela Transerp de acordo com a demanda de passageiros. 

Leia mais:

Estado reconsidera e mantém região de Ribeirão na Fase Amarela do Plano São Paulo

Ribeirão Preto se mantém na Fase Amarela, mas número de óbitos é um dos maiores do Estado


Foto: Revide

Compartilhar: