Prefeitura de Ribeirão afirma que não houve vacinação com lotes de vacinas vencidas
Possível vacinação com 37 doses vencidas no município contra em levantamento divulgado nesta sexta-feira

Prefeitura de Ribeirão afirma que não houve vacinação com lotes de vacinas vencidas

Em nota, a Secretaria de Saúde dessa forma, tranquiliza a população e reitera a importância da continuidade das ações de vacinação

Por meio de uma nota enviada na noite desta sexta-feira, 2, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, comunica que não houve vacinação de pessoas com lotes de vacinas vencidas em Ribeirão Preto.

Segundo a nota, todos os procedimentos técnicos para controle do estoque , conservação e aplicação dos imunizantes são rigorosamente obedecidos.

"As informações veiculadas pela imprensa sobre a aplicação de doses de vacinas vencidas, referem-se a possíveis erros de digitação no momento do registro das doses aplicadas onde eventualmente foi selecionado no sistema o lote errado."

A Prefeitura também cita inconsistências no sistema de registro ao salvar as informações digitadas.

"A Secretaria de Saúde dessa forma, tranquiliza a população e reitera a importância da continuidade das ações de vacinação de nossa população", conclui a nota.

Relatório

Um levantamento de dados realizado por pesquisadores da Unicamp e Unifesp, publicado nesta sexta-feira, 2, pelo jornal Folha de São Paulo, mostra que 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 em todo o país.  

Feito por meio do cruzamento de dados oficiais do Governo Federal, a pesquisa de Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, aponta o problema em oito lotes da vacina. Em Ribeirão Preto, segundo a lista publicada pelo jornal, 37 doses da vacina AstraZeneca poderiam ter sido aplicadas depois do prazo de vencimento. 


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: