Prefeitura de Ribeirão Preto confirma flexibilização anunciada pelo Estado de SP
Secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, fala em coletiva na tarde desta quinta-feira, 8

Prefeitura de Ribeirão Preto confirma flexibilização anunciada pelo Estado de SP

A partir desta sexta, 9, comércio e serviços podem funcionar até às 23h com ocupação de até 60% da capacidade; anúncio é feito em live nesta tarde

*Matéria em atualização

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 8 de julho, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) confirmou a flexibilização nas regras do Plano São Paulo, anunciadas pelo Governo, a partir desta sexta, dia 9 de julho. A live é realizada no final desta tarde e outras medidas e dados são atualizados pela prefeitura.

A Prefeitura decidiu não publicar novos decretos e acatou a atualização do Plano São Paulo, anunciada nesta quarta, 7, dessa forma, comércio e serviços terão limite de horário ampliado para até 23h e a capacidade máxima de clientes aumenta de 40% para 60%. Também está mantido o toque de recolher, das 23h às 5h.

Ocupações 

O secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, comentou a diminuição na ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva e leitos de enfermaria na cidade. “A taxa vem descendo diariamente, estamos com 74% em UTI e 64% nos leitos de enfermaria, só tivemos números semelhantes em fevereiro e de lá pra cá tivemos alta nas ocupações.” disse o secretário. 

Na atualização desta quinta, 8, Ribeirão Preto registrou a menor marca nos últimos três meses, de 246 pacientes internados, representando taxa total de 75,93%.

Aulas presenciais

Também foi anunciada a possibilidade de retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino na cidade, o ensino fundamental a partir do dia 3 de agosto, e o ensino infantil a partir do dia 23 de agosto. 

“No melhor cenário, que envolve algumas condicionantes como a vacinação de todos os profissionais da Educação e uma decisão judicial da Justiça do Trabalho, a previsão é para 3 de agosto, para o ensino fundamental, e a educação infantil para 23 de agosto. Na próxima segunda-feira, deve ser aberto o agendamento para a conclusão da vacinação dos profissionais da educação com a primeira dose e essas vacinas devem ser aplicadas na quarta-feira. São pouco menos de dois mil profissionais que ainda não tomaram a primeira dose.”, explicou o secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel. 

Segundo informações do secretário, a Prefeitura contratou uma equipe médica de infectologistas do Hospital das Clínicas, que irá avaliar as escolas e os ambientes escolares, para verificar as condições sanitárias, e o retorno das aulas presenciais na cidade deve ocorrer com 50% de capacidade das escolas.

Atualização 

Nas últimas 24 horas, foram confirmadas mais cinco mortes e 318 novos casos de Covid-19 em Ribeirão Preto, segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde Municipal, consolidados até o dia 7 e divulgados nesta quinta, 8 de julho. 

Os óbitos detalhados no Boletim ocorreram entre os dias 21 de junho e 7 de julho, e as vítimas confirmadas possuem entre 35 e 86 anos. Com os números desta quinta, 8, no acumulado em Ribeirão Preto desde o início da pandemia, em março do ano passado, a cidade soma 2.592 óbitos e 94.950 casos confirmados da doença.

Regras da Fase de Transição a partir desta sexta, 9 de julho, até o dia 31 de julho; 
Comércio:
 das 6h às 23h.   
Restaurantes e similares: das 6h às 23h 
Salões de beleza e barbearia: das 6h às 23h 
Atividades culturais: das 6h às 23h 
Academias: das 6h às 23h 
- Ocupação máxima de 60% dos estabelecimentos 
- Acesso até às 22h e encerramento das atividades às 23h 
Toque de recolher: das 23h às 5h 

 

Leia mais:

Governo anuncia atualização do Plano São Paulo e retomada de aulas presenciais

Ribeirão Preto aplicou 410 mil doses da vacina contra a Covid-19 até esta quinta-feira, 8

Serviços essenciais continuam funcionando durante feriado desta sexta-feira, 9

 

 

 


Foto: Reprodução Facebook

Compartilhar: