Prefeitura de Ribeirão Preto emite alerta sobre variante Delta

Prefeitura de Ribeirão Preto emite alerta sobre variante Delta

Executivo pede para que população evite aglomerações e mantenha os cuidados contra o coronavírus

A Prefeitura de Ribeirão Preto emitiu, nesta terça-feira, 24, um alerta à população acerca da variante Delta do Coronavírus. O documento foi elaborado pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Foi confirmado, nessa segunda-feira, 23, que Ribeirão Preto tem oito casos confirmados da variante. A informação foi divulgada pelos médicos Benedito Antônio Lopes da Fonseca e o Rodrigo Calado e pela diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Luzia Márcia Romanholi Passos, durante entrevista coletiva no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP).

Confira a íntegra do alerta divulgado pela Prefeitura:

Tendo em vista a confirmação da circulação da variante Delta (B.1.617.2), classificada como variante de preocupação no município de Ribeirão Preto e considerando que foi associado a esta variante o aumento da transmissibilidade da Covid 19 nos locais onde se estabeleceu a transmissão comunitária, alertamos para a importância do cumprimento rigoroso das orientações quanto às medidas protetivas que demonstraram elevada efetividade na redução do risco de transmissão do novo coronavírus.

Enfatizamos ainda que tais medidas devem ser adotadas de forma sistemática, independente do estado vacinal contra a Covid 19:

• Obedecer às regras de distanciamento social;

• Evitar aglomerações;

• Usar máscaras que cubram nariz e boca;

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

• Evitar contato próximo com pessoas doentes.

• Cumprir a recomendação de quarentena, ou seja, permanecer em casa pelo período de isolamento de 10 dias no caso de ser caso suspeito ou confirmado de Covid 19 e 14 dias para aqueles que tiveram contato com o suspeito ou confirmado de Covid 19.

• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. • Manter o ambiente limpo e arejado

Variante delta em Ribeirão Preto

Segundo informações divulgadas na coletiva dessa segunda-feira no HC, os infectados pela variante Delta na cidade são três homens e cinco mulheres, com idades que variam dos 26 aos 90 anos. Todos apresentaram sintomas leves da doença. "A manifestação clínica dessa variante é diferente. As mais frequentes são dor de cabeça, dor de garganta, febre e mal estar geral. Mas com o grande número de casos que vamos ter, obviamente vamos ter casos graves também”, explicou o médico Benedito Antônio Lopes da Fonseca.

Seis desses pacientes haviam recebido uma dose da vacina contra a covid-19, enquanto outros dois receberam as duas doses. “Independentemente de ser vacinado ou não, é possível transmitir o vírus. Temos que lembrar que a grande proteção contra a doença depende de duas doses. E hoje, no Brasil, temos cerca de 26% de pessoas vacinadas”, acrescentou o médico.

No dia 17 de agosto, a região de Ribeirão Preto confirmou o primeiro caso da variante. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, a paciente diagnosticada com a variante é residente de Serrana, mas atua como profissional da saúde em Ribeirão Preto.  

"Quando diagnosticada, foi imediatamente desenvolvido todo o trabalho de vigilância, com investigação e bloqueio do caso, sendo que até o momento, não houve nenhum relato de que os contactantes de Ribeirão Preto com a mesma apresentaram sintomas da doença", informou a Secretaria.

Restrições

Apesar da flexibilização do Plano São Paulo que passaram a valer no dia 17 de agosto, a Prefeitura de Ribeirão Preto manteve as restrições em proteção à Covid-19. Segundo a administração, o objetivo é garantir que os números de casos não aumentem, principalmente por conta da variante Delta que circula pela região do município e em todo Estado de São Paulo.  A medida tem validade até 30 de agosto.

Com as novas regras, os estabelecimentos comerciais como lojas, shoppings, centros de beleza e restaurantes continuam com atendimento permitido de segunda-feira a domingo, no horário das 6h até a 0h e capacidade máxima de 80% de ocupação. O mesmo vale para as atividades culturais, esportivas e religiosas.

Estão mantidas também as regras para atendimentos em bares, restaurantes e similares, sendo permitido somente para clientes exclusivamente sentados, e proibido o consumo de bebidas e alimentos por clientes em pé. No caso dos eventos, está mantida a lotação máxima de 300 pessoas e vedada a utilização de pista de dança.

 O novo decreto mantém a proibição da realização de qualquer atividade que provoque aglomeração como shows, casas noturnas, público em eventos esportivos independentemente do número de participantes ou

Leia mais:

Ribeirão Preto confirma oito casos da variante Delta do Coronavírus

Coronavac tem eficácia de até 77% contra casos graves da variante Delta, apontam estudos

Médicos explicam porque as pessoas não ficam “blindadas” contra a Covid-19 após imunização


Imagem: Revide

Compartilhar: