Prefeitura de RP retira obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre
O governador João Doria (PSDB), realizará coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 9, às 12h45, sobre as novas regras do Estado

Prefeitura de RP retira obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre

Nova medida passa a valer a partir de sábado, 12; mudança acontece diante a queda dos indicadores da Covid-19

A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou na tarde de terça-feira, 8, através da coletiva de imprensa, que o uso de novas máscaras a partir de sábado, 12, não será mais obrigatório. As determinações anunciadas na coletiva de imprensa serão publicadas em um decreto no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira, 9.

Segundo o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) a mudança ocorre conforme os casos de 42% dos novos casos, 32% nos óbitos e 41% nas internações nas últimas duas semanas. José Carlos Moura, secretário municipal de saúde, também declarou que os secretários municipais de saúde, também lembram para esta flexibilização. 

Mais flexibilizações

Durante a coletiva também foi anunciado as novas regras para os eventos na cidade e estabelecimentos da cidade. Bares, restaurantes e similares poderão trabalhar com a ocupação de 100% conforme o alvará de funcionamento de cada estabelecimento. No caso dos eventos, não será necessário pedir autorização prévia em relação às regras sanitárias para a realização das atividades, desde que a ocupação de público seja de 70% do que foi liberado em alvará.

Portanto, ainda é necessária a apresentação do comprovante vacinal das duas doses contra a Covid aos frequentadores, ou exame negativo para a Covid. Se for PCR, a coleta deve ter sido feita 48 horas antes do evento. Em caso de teste de antígeno, o material deve ser colhido com 24 horas de antecedência.

Segundo o secretário de governo, Antônio Daas Aboud, a prefeitura não ficará no local dos eventos fazendo a conferência dos dados exigidos para acesso dos frequentadores, “os organizadores serão responsáveis por exigir a comprovação da vacina ou então o teste PCR com 48 horas ou antígeno de 24 horas. A responsabilidade é do organizador. Se ele desobedecer a regra, será punido conforme a lei prevê”.

As casas noturnas também ganharam a flexibilização de não ter limitações no público frequentador. Para entrada nos estabelecimentos, seguem as mesas regras dos eventos. Além disso, atividades ao ar livre de caráter artístico, beneficente ou esportivo, seguem em vigor as regras do Plano São Paulo que permite a ocupação de 70% da capacidade total.

Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), divulgará novas regras sobre o uso de máscaras em todo o estado nesta quarta-feira, 9, às 12h45. A previsão é de que ele também suspenda o uso. 

 


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: