Prefeitura solicita revisão no cálculo de vacinas enviadas a Ribeirão Preto
Para finalizar a imunização dos profissionais de saúde que ainda não foram vacinados, são necessárias mais 22 mil doses

Prefeitura solicita revisão no cálculo de vacinas enviadas a Ribeirão Preto

Cálculo feito pelo Governo do Estado de São Paulo poderia gerar um déficit de 56 mil doses.

Na manhã deste sábado, 3 , o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), e o secretário de Saúde, Sandro Scarpelini, cobraram do governo do Estado de São Paulo uma revisão no cálculo de doses de vacinas enviadas a Ribeirão Preto. Base de dados do governo estadual não levou em conta o crescimento populacional de Ribeirão Preto.

O pedido foi feito durante reunião do Conselho Municipalista do Estado de São Paulo, liderado pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. No encontro , por videoconferência, Nogueira destacou a necessidade de mais doses para finalizar a imunização do primeiro grupo prioritário do Plano Estadual de Imunização (PEI), formado por profissionais de saúde.

“Para o envio de vacinas para este grupo específico, assim como os demais, a base de cálculo utilizada foi o Seade, porém, notamos no IBGE que a população de Ribeirão Preto é bem maior. Há uma diferença de 28.048 habitantes entre uma estatística e outra. Nossa projeção, desde o início, era de 32 mil doses para imunizar todos os profissionais de saúde e o município recebeu apenas um pouco mais de 26 mil”, disse. 

Com uma diferença de 28 mil habitantes entre a base de dados estadual e a municipal, e com a necessidade de aplicar duas vezes o imunizante, seriam necessárias mais 56 mil doses até o final da campanha de vacinação.

O secretário de Saúde Sandro Scarpelini apresentou um relatório ao Conselho com números que, além de revelar o déficit de vacinas, também mostrou a necessidade de recalcular o envio de doses aos municípios.

“As perdas técnicas sempre ocorrem quando a enfrascagem é realizada com volume extremamente reduzido, sem margem de segurança. É o que vem acontecendo. Na última sexta-feira, 2, aplicamos 4.338 doses na faixa etária de 68 anos e já foi contabilizada uma perda de 9.8% do imunizante. É uma perda impactante que deve ser revista”, ressaltou Scarpelini.

No dia 1º de abril, durante coletiva no Palácio do Rio Branco, sede da Prefeitura de Ribeirão Preto, o secretário de Saúde fez duras críticas à métrica utilizada pelo estado. Em específico, Scarpelini criticou a falta de uma ação antecipada para sanar o problema, que afeta também outros municípios.  "O Estado fica lavando as mãos e dizendo que está com a gente, mas não está!", declarou.


Foto: Alexandre de Azevedo/ Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: