Primeiros resultados da vacinação em Serrana começam a aparecer nesta semana

Primeiros resultados da vacinação em Serrana começam a aparecer nesta semana

Resultados contundentes da vacinação em massa devem aparecer até o dia 15 de maio; imunização ocorre duas semanas após a aplicação da segunda dose

Os primeiros resultados obtidos com a vacinação em massa no município de Serrana devem começar a aparecer a partir desta semana, garantiu o Instituto Butantan, neste domingo, 11. A informação foi divulgada durante cerimonia simbólica que marcava o "fim" do Projeto S no município. A data foi escolhida por coincidir com o aniversário de 72 anos do município, comemorado no sábado, 10.

Apesar disso, o Projeto S está longe de terminar na prática. Segundo o diretor de estudos clínicos do Butantan, Ricardo Palácios, os serranenses serão monitorados até fevereiro de 2022.

Neste momento, duas semanas após a aplicação da segunda dose no Grupo Verde, o primeiro grupo de munícipes a ser vacinado, é que os resultados devem começar a aparecer. Os resultados mais contundentes da vacinação em massa devem aparecer até o dia 15 de maio.

"Não esperamos que a vacinação irá produzir um efeito imediato, ela precisa agir no organismo de cada uma das pessoas para que se produzam os anticorpos que serão capazes de controlar a infecção. E esse período está apenas começando para o Grupo Verde. [...] Todos estamos ansiosos por resultados mas pedimos um pouco de paciência", declarou Palácios.

Para que o paciente seja considerado imunizado,  – ou seja, com anticorpos suficientes para reagir à infecção caso ele tenha contato com o vírus e reduzir ou eliminar os efeitos mais agudos – são estimadas duas semanas após a aplicação da segunda dose. Até o momento, 97,2% da população alvo foi vacinada. 

A linha vermelha mostra o início dos primeiros resultados da segunda dose

Após a aplicação das 54 mil doses administradas, foram constatados apenas 46 eventos adversos graves, sendo que nenhum deles teve ligação comprovada com a vacina. Apenas uma pessoa morreu após a aplicação da segunda dose, porém foi descoberto que ela já estava contaminada no momento da aplicação. 

O prefeito Léo Capiteli (MDB) agradeceu aos profissionais do Butantan e às equipes de saúde do município. "Na maior crise sanitária do século, foi na pequena Serrana que desenvolvemos um projeto que é referencia no mundo. Não falo enquanto prefeito, mas como brasileiro: é muito bom e nos enche de orgulho saber que temos uma instituição com o know how como o Butantan", ressaltou.

Prefeito Léo Capitelli ressaltou a grandeza do Projeto S

Projeto S

"O que descobriríamos ao fazer um estudo do impacto da vacina em uma população inteira?". Essa é uma das perguntas que motivou a criação do Projeto S. Pioneiro no mundo, esse estudo teve como objetivo avaliar os efeitos vacinação em massa sobre o curso da pandemia.

O estudo escalonado por conglomerados avaliou a eficiência da vacinação no que se refere à transmissão do vírus, redução de carga do sistema de saúde, bem como outros efeitos indiretos da vacinação na economia, na circulação de pessoas e na aceitação da vacinação, por exemplo. 

A cidade para o programa foi escolhida com base em três critérios: precisaria ser um município pequeno; possuir taxa de infecção elevada para que o efeito de vacinação fosse avaliado mais rapidamente; e estar próximo ou conter um centro de pesquisa. Serrana foi escolhida por reunir os três fatores e ter números elevados de Covid-19 comparados a todos os municípios do entorno. 

Foi realizado um mapeamento para obter um entendimento não só geográfico, como também social das áreas de Serrana e analisar o nível de aceitação da vacina. Com a ativação do sistema de vigilância, todos os moradores foram submetidos a um censo e a um processo de georreferenciamento por meio do qual foi possível acompanhar o número de casos, exames positivos, internações e consultas médicas – o que permitiu comparar o resultado de cada região.


Fotos: Luan Porto

Compartilhar: